Connect with us

Economia

Confiança do empresário do comércio cai 11% em um ano

Resultado também é negativo em relação a novembro; entidade acredita que culpa é da desaceleração da economia

Published

on

novos canais de venda; empresário do comércio

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) reportou uma queda significativa de 11% no Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) em dezembro, comparado ao mesmo período do ano anterior. Os números mensais revelam um declínio de 1,1% em relação a novembro, passando de 107,2 para 106,1 pontos.

O cenário negativo se refletiu em todas as aberturas do ICEC, com especial destaque para a redução anual de 23,6% no Índice das Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC). Na comparação mensal, houve uma queda de 3,5% em relação a novembro, atingindo 79 pontos, o nível mais baixo desde julho de 2021 (68,4 pontos).

A expectativa dos empresários do comércio também sofreu uma queda de 6,9% em relação a dezembro de 2022 e de 0,9% em comparação a novembro do mesmo ano, marcando 136,5 pontos. Por outro lado, o índice de investimento do setor apresentou uma queda de 4,7% em relação a dezembro de 2022, mas uma leve alta de 0,5% na comparação mensal, alcançando 102,8 pontos.

Em nota, a FecomercioSP afirmou considerar “preocupante” a queda do índice. “O resultado sinaliza um pessimismo em relação à atividade em geral”, declarou a entidade. “A queda da confiança é consequência da desaceleração da economia nos últimos meses e da preocupação com os desafios que estão por vir em razão das perspectivas menos favoráveis”, concluiu.

O Índice de Expansão do Comércio (IEC), responsável por avaliar as intenções dos empresários em temas como contratações, aquisições de máquinas, equipamentos e inauguração de novas lojas, apresentou um aumento de 0,4% entre novembro e dezembro, encerrando o ano com 106,4 pontos. No entanto, na comparação anual, o índice teve uma queda de 10%.

O subíndice que avalia as expectativas de contratação permaneceu estável na margem, marcando 116,6 pontos, enquanto o nível de investimento das empresas cresceu 0,9%, atingindo 96,1 pontos. Esses indicadores registraram declínios de 2% e 26,9%, respectivamente, em relação a dezembro de 2022.

novos canais de venda; empresário do comércio

Imagem: Envato