• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação

Economia Operação

Confira expectativas do Itaú BBA sobre 19 marcas do varejo no 1º trimestre
Advertisement

Economia

Vendas no varejo variam 0,2% em agosto

Economia Operação

Varejo físico tem alta de 2,1% em setembro

Economia Operação

Pequenos varejistas dos EUA enfrentam o Natal mais desafiador em anos

Economia

Varejo brasileiro recua 0,5% no terceiro trimestre

Economia

China alerta os EUA sobre possível retaliação após ameaça de tarifas de 100% feita por Trump

Economia

Preço dos ovos recua e consumidor amplia compras

Economia

Boletim Focus aponta nova queda na projeção da inflação

Economia

Inflação oficial de setembro fica em 0,48%

Comportamento Economia

Geração Z deve reduzir orçamento para presentes de fim de ano

Economia

Confira expectativas do Itaú BBA sobre 19 marcas do varejo no 1º trimestre

Com a piora no cenário econômico, corretora prevê um desempenho financeiro misto e pressão na rentabilidade do setor de alimentos

Publicado

2 anos atrás

on

28 de abril, 2023

Por

Redação

O Itaú BBA divulgou um relatório especial sobre o desempenho financeiro de 19 empresas do universo do varejo brasileiro no primeiro trimestre do ano. Com a piora do cenário econômico, a corretora prevê uma desaceleração sequencial do crescimento do top line e pressão na rentabilidade para as varejistas do setor alimentício, devido aos planos de expansão. 

Enquanto isso, as empresas de moda que têm exposição ao segmento de alta renda, como Arezzo e Grupo Soma, devem ter uma performance consistente de vendas, mas com alguma pressão na rentabilidade. As empresas mais expostas às classes de menor poder aquisitivo, como Guararapes, devem apresentar números mais fracos.

No segmento do e-commerce, os analistas estimam uma boa performance de vendas para o Mercado Livre e Magazine Luiza, dada a diminuição do ambiente competitivo. O Mercado Livre deve ter destaque positivo, com aceleração dos ganhos de participação de mercado e alavancagem da monetização da plataforma com publicidade e crédito. 

Entre as redes de farmácias, a Raia Drogasil deve apresentar resultados de alta qualidade, com ganhos de rentabilidade por conta da diluição das despesas com vendas, gerais e administrativas. A Smart Fit também deve ser um dos destaques do setor, apresentando volumes sólidos de retomada e ganhos robustos de rentabilidade, beneficiada por tendências positivas para a alavancagem operacional.

Em resumo, o Itaú BBA prevê um desempenho financeiro misto para o universo do varejo brasileiro no primeiro trimestre do ano. Confira a seguir o resumo sobre as 19 marcas conforme noticiado pelo Money Times.

Arezzo

O top line deve apresentar crescimento consistente de 19% ano a ano, impulsionado pela performance das principais marcas. A margem bruta deve ser impactada pelo fim do benefício fiscal Difal-ICMS e uma participação maior das vendas gerais, mas um controle melhor de despesas pode mitigar os efeitos sobre a margem Ebitda.

Assaí

O SSS deve mostrar queda sequencial de 7%, o que, somado à maturação de lojas, deve levar a um crescimento de 33% do top line no comparativo anual. A margem bruta deve ficar estável, enquanto a aceleração da abertura das lojas convertidas no quarto trimestre do ano passado pressionará a margem Ebitda.

Carrefour Brasil

A rentabilidade deve vir pressionada por conta do momentum operacional do Big. Em geral, a varejista deve sustentar tendências similares ao que foi divulgado no balanço passado. O resultado líquido deve sentir o impacto de um resultado financeiro líquido maior.

Grupo Mateus

Os resultados serão destaque dentro do segmento de varejo alimentício em termos de dinâmica de vendas. O lucro deve subir 5% ano a ano de acordo com o Itaú BBA.

Grupo SBF

A performance da Fisia deve mais do que mitigar a fraqueza dos números da Centauro, culminando em um crescimento anual de 7% do top line. O BBA antecipa alguma desalavancagem operacional em função de vendas mais fracas da Centauro. Além disso, a margem Ebitda deve cair a 12%.

Grupo Soma

As vendas devem vir consistentes, inclusive para Hering. A rentabilidade deve se expandir, impulsionada pelos ganhos de margem bruta da Hering, impactando positivamente a dinâmica da margem Ebitda, que deve avançar 120 pontos-base ano/ano.

Guararapes

A companhia deve reportar prejuízo líquido de R$ 119 milhões. A margem Ebitda deve se expandir devido a uma base de comparação mais fraca e aos esforços de ganhos de eficiência.

Lojas Quero-Quero

O SSS deve cair 3,8% com cenário de demanda fraco. A rentabilidade será o destaque negativo do trimestre em razão de margens brutas ainda pressionadas, principalmente na divisão de serviços financeiros, combinadas com ventos contrários de desalavancagem operacional por conta de um top line fraco.

Lojas Renner

SSS esperado é estável para a divisão de varejo. A rentabilidade deve vir pressionada. Para Realize, os resultados devem vir fracos por conta de uma qualidade de crédito ruim e um nível elevado de provisões. Com isso, o Ebitda deve ficar negativo em R$ 37 milhões.

Magazine Luiza

Mais um trimestre de prejuízo (R$ 183 milhões). O fim do Difal deve impactar a dinâmica de rentabilidade. Por outro lado, os esforços da companhia de reconhecer ganhos de eficiência devem mitigar o impacto no Ebitda. A margem deve ficar estável em 5,1%.

Mercado Livre

A divisão de e-commerce deve se sobressair novamente, com um crescimento de 21% no comparativo anual do GMV (volume bruto de mercadorias). A divisão de fintech provavelmente sustentará os mesmos patamares do quarto trimestre de 2022.

Natura

A Natura América Latina deve ter expansão de margem Ebitda, principalmente em função da melhora da performance operacional no Brasil. A The Body Shop sustentará os ganhos de eficiência vistos no quarto trimestre de 2022, enquanto a Avon Internacional deve mostrar ganhos de rentabilidade pelos esforços de melhora de eficiência e focos em mercados mais rentáveis. A Aesop deve reportar mais uma vez uma performance consistente.

Pague Menos

Os resultados devem ser impactados por uma base de comparação difícil e um momentum operacional ainda difícil para a Extrafarma. A margem Ebitda consolidada projetada é de 2,4%, queda de 150 pontos-base ano a ano. O prejuízo líquido esperado é de R$ 38 milhões.

Panvel

Números fortes para o top line, apesar da base de comparação difícil. A margem Ebtida deve subir 40 pontos-base. Já o lucro deve atingir R$ 22 milhões, queda anual de 12%, impactado por despesas financeiras mais pesadas segundo o Itaú BBA.

Petz

O SSS deve melhorar para 8%. Com a maturação das lojas, reabertura de unidades e incorporação da Petix, o top line deve saltar 25%. As margens devem vir pressionadas por uma penetração maior do digital.

Raia Drogasil

O SSS deve subir 15%, enquanto o top line apresentará crescimento de 20%. A margem bruta deve ficar estável, enquanto a margem Ebitda mostrará ganhos de 90 pontos-base, a 6,4%. O lucro subirá 36%, a R$ 197 milhões.

Smart Fit

O primeiro trimestre será forte, com melhora sequencial nas vendas e ganhos de rentabilidade com diluição de custos e despesas. A margem Ebitda deve se expandir em 300 pontos-base no comparativo trimestral, enquanto o lucro atingirá R$ 88 milhões.

Track & Field

O top line deve crescer 24%. A expectativa para a margem Ebitda é de 23,9%. O lucro líquido subirá 10%, alcançando R$ 23 milhões.

Vivara

O Itaú BBA prevê que a companhia reportará mais uma leva de resultados fortes, com um bom crescimento de top line, com SSS de 9% e abertura de lojas. Uma participação maior dos produtos Life nas vendas deve sustentar uma expansão de margem bruta de 110 pontos-base, embora não seja o suficiente para mitigar despesas com vendas, gerais e administrativas mais pesadas. O resultado líquido deve totalizar R$ 49 milhões.

Leia também:

Setor pet: Inverno aumenta em 50% vendas no setor

Imagem: Freepik

Relacionados:Últimas Notícias
Próximo

Inflação muda comportamento do consumidor e reforça atacarejos

Não perca

Exclusivo: Como Carrefour, C&A, Leroy Merlin e Magalu buscam lidar com marketplaces chineses?

Continue Reading

Você pode gostar

  • Vendas no varejo variam 0,2% em agosto

  • Pessoa segurando celular com aplicativo do TikTok sendo aberto Pessoa segurando celular com aplicativo do TikTok sendo aberto

    Como monetizar o TikTok

  • NRF NY NRF NY

    NRF NY: as visitas técnicas da Central do Varejo que mostram o futuro do varejo mundial

  • Mulher entregando sacola de compras para outra mulher em loja de roupas, PMEs; clientes; personal buyer Mulher entregando sacola de compras para outra mulher em loja de roupas, PMEs; clientes; personal buyer

    Varejo físico tem alta de 2,1% em setembro

  • Educação e inovação Educação e inovação

    Educação e inovação: Como o Supera transforma aprendizado em negócio de alto impacto

  • pequenos pequenos

    Pequenos varejistas dos EUA enfrentam o Natal mais desafiador em anos

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
Economia5 horas atrás

Vendas no varejo variam 0,2% em agosto

Pessoa segurando celular com aplicativo do TikTok sendo aberto
Marketing6 horas atrás

Como monetizar o TikTok

NRF NY
NRF20266 horas atrás

NRF NY: as visitas técnicas da Central do Varejo que mostram o futuro do varejo mundial

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising2 anos atrás

Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising8 meses atrás

Melhores franquias de 2025: conheça opções de sucesso

Fruki
Vídeos16 horas atrás

Podcast Central do Varejo #57: Fruki

Inter Store
Vídeos1 semana atrás

Podcast Central do Varejo #56: Inter Store e InPulse

livo
Vídeos2 semanas atrás

Podcast Central do Varejo #55: Livo

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
 
Necessário login de 'Candidato' para se candidatar a esta vaga. Clique aqui para sair E tente novamente
 

Faça login na sua conta

  • Esqueceu sua senha? | Inscrever-se

Redefinir senha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Digite o nome de usuário ou e-mail que você usou em seu perfil. Um link de redefinição de senha será enviado a você por e-mail.

Inscreva-se na sua conta

Escolha o seu tipo de conta
  • Candidato Quero descobrir empresas incríveis.
  • Empregador Quero atrair os melhores talentos.
  • Forneça as chaves de API do google captcha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Close
 

Respostas

 

ativação de conta

Before you can login, you must activate your account with the code sent to your email address. If you did not receive this email, please check your junk/spam folder. Click here to resend the activation email. If you entered an incorrect email address, you will need to re-register with the correct email address.