Comportamento

Consumidores de luxo buscarão promoções nesta temporada de festas, aponta relatório

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Fachada de loja de moda luxo; mercado de luxo; consumidores de luxo

Nesta temporada de festas, 79% dos consumidores de luxo acreditam que sua renda disponível permanecerá a mesma ou aumentará em comparação ao ano anterior, de acordo com dados da Accenture, uma empresa global de serviços profissionais.

Os consumidores de luxo pesquisados planejam gastar, em média, US$ 729 durante as festas de fim de ano, segundo a Accenture. Um porta-voz da empresa acrescentou por e-mail que 40% dos entrevistados “estão cada vez mais em busca de promoções” e comparando preços, o que pode levar varejistas e marcas a atenderem esses consumidores atentos a ofertas.

Cerca de 24% dos consumidores de luxo disseram estar usando cupons para “comprar estrategicamente e economizar dinheiro”, enquanto 32% planejam fazer compras antecipadas para obter melhores preços, também segundo a Accenture.

A Accenture entrevistou 1.500 consumidores norte-americanos e extraiu as informações sobre o mercado de luxo de sua 18ª Pesquisa Anual de Compras de Fim de Ano, divulgada no final de outubro. Essas descobertas surgem enquanto o mercado de bens de luxo pessoais enfrenta sua primeira desaceleração desde a Grande Recessão, com exceção da pandemia de Covid-19.

Apesar da queda nos lucros em 2024, que tem afetado conglomerados de luxo como LVMH, Kering e Richemont, alguns consumidores de luxo indicaram que estão ansiosos para fazer compras para si mesmos e para outros nesta temporada de festas.

Jill Standish, líder global do grupo de Varejo da Accenture, destacou que, nas próximas semanas, as empresas de luxo que se destacarem serão aquelas capazes de aproveitar o poder de sua marca como um imã para atrair clientes, em vez de perdê-los para a concorrência.

“Com quatro em cada 10 consumidores de luxo em busca de promoções e comparando preços, varejistas e marcas precisarão prestar ainda mais atenção aos dados dos clientes, garantindo que promoções, campanhas de marketing e recomendações sejam personalizadas com muito mais precisão”, disse Standish em comentários enviados por e-mail.

Ela acrescentou que, embora seja encorajador que os clientes entrevistados planejem gastar mais nesta temporada, é preciso cautela.

“[…] Esse cenário otimista traz um lembrete de que preço e valor permanecem no topo da mente de muitos consumidores”, disse Standish. “Além disso, há o desafio de onde e como os consumidores vivenciam uma marca. Tudo, desde os anúncios e o marketing digital que recebem, até as experiências online e presenciais e o atendimento ao cliente que encontram ao longo do caminho, são fatores que podem definir o sucesso ou o fracasso da temporada.”

Imagem: Envato
Informações: Lara Ewen para Fashion Dive
Tradução livre: Central do Varejo

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