Operação

Converse anuncia novo CEO

Publicado

on

Converse

O CEO da Converse, Jared Carver, está deixando o cargo, segundo um memorando interno enviado aos funcionários da Nike na última quinta-feira (11). Em seu lugar, Aaron Cain, atual vice-presidente e gerente geral do segmento global masculino da Nike, assumirá a posição.

Cain é um veterano com 21 anos de atuação na Nike e possui, segundo o comunicado, “profunda experiência em liderança global e por regiões”. Antes de comandar o negócio masculino em nível global, ele liderou a área de roupas esportivas em diversas regiões geográficas.

Carver trabalhará com Cain até o final de julho para garantir uma transição suave. No memorando, o CEO Elliott Hill afirmou que a saída de Carver foi uma decisão conjunta e que “este é o momento certo para o próximo capítulo na evolução da marca”.

Mudanças estratégicas

A nomeação de Cain marca mais um passo na reestruturação promovida por Hill na Nike. Ela acontece poucas semanas após o CEO afirmar, em teleconferência de resultados, que havia feito mudanças em 11 dos seus 15 subordinados diretos.

Assim como outras recentes trocas na liderança, Cain é um veterano de longa data na empresa, substituindo outro funcionário de longa trajetória. Carver liderava a Converse há apenas dois anos, mas já atuava há 15 anos na companhia.

“A experiência de Jared, sua mentalidade voltada ao trabalho em equipe e seu profundo conhecimento da Converse fizeram dele um líder exemplar”, afirmou Hill no comunicado. “Ele construiu um legado que definiu o rumo para a próxima fase de crescimento e oportunidades da marca.”

A mudança na Converse acontece logo após a Nike anunciar um realinhamento de suas equipes, agora organizadas em torno de esportes-chave, em vez de categorias como masculino, feminino e infantil. Segundo Hill, o objetivo é direcionar os esforços de design para os atletas atendidos.

“Converse desempenha um papel fundamental tanto em nossa atuação esportiva quanto em nosso portfólio multimarcas”, diz o memorando. “Agradeço o trabalho árduo e o comprometimento de toda a equipe da Converse enquanto seguimos em frente e reposicionamos a Nike, Inc. para o futuro.”

Contexto de reestruturação

A Nike atravessa um momento de reestruturação, após registrar queda de 10% nas vendas do ano fiscal mais recente e retração de dois dígitos nas receitas do quarto trimestre. A empresa enfrenta múltiplos desafios ao mesmo tempo, entre eles, reconquistar parceiros do atacado que foram deixados de lado durante a estratégia voltada diretamente ao consumidor (D2C) e readequar franquias como Dunk, Air Jordan e Air Force 1.

Embora a recuperação não deva ocorrer rapidamente, o analista Tom Nikic, da Needham, afirmou em comentários enviados por e-mail na quinta-feira que o recuo nas vendas dos modelos clássicos da Nike “provavelmente foi o pior possível” no quarto trimestre.

“Esses modelos ainda não voltaram a ser os sucessos instantâneos que já foram, mas com menor oferta no mercado, estamos vendo menos ‘tijolos’ (ou seja, modelos de venda lenta)”, disse Nikic.

Imagem: Divulgação
Informações: Cara Salpini para Retail Dive
Tradução livre: Central do Varejo

Continue Reading
Comente aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *