Economia
Copom aumenta taxa de juros para 13,25% ao ano
Na primeira super quarta do ano, o Comitê da Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decidiu elevar a taxa básica de juros brasileira – a Selic – em 1 ponto percentual, chegando a 13,25% ao ano. O resultado, agora, se iguala ao patamar observado entre agosto e setembro de 2023, antes dos cortes consecutivos empregados pelo BC na taxa.
Com a Selic em alta, pegar dinheiro emprestado se torna mais caro no Brasil. Com isso, os brasileiros podem se sentir mais motivados a poupar que a gastar, gerando menos demanda no País, o que se configura como uma tentativa de controlar a inflação. “Sem prejuízo de seu objetivo fundamental de assegurar a estabilidade de preços, essa decisão também implica suavização das flutuações do nível de atividade econômica e fomento do pleno emprego”, disse o Copom em comunicado oficial.
Entre as razões apontadas para a decisão, o Banco Central levantou a alta do dólar e instabilidade da moeda americana e a inflação brasileira, que segue alta, pressionando, principalmente, os preços dos alimentos.
Apesar de a decisão do Banco Central estar sendo criticada por diversas pessoas do mercado financeiro e políticos, o aumento da taxa já era esperado, e havia sido anunciado pelo Copom na reunião de dezembro.
O Copom anunciou também que aumentará novamente a Selic em 1 ponto na próxima reunião, que acontece em março, mas não se posicionou sobre a reunião de maio. A decisão tomada neste janeiro é a quarta alta consecutiva da taxa de juros, que vem sendo aumentada desde setembro do ano passado.
Imagem: Agência Brasil