Economia
Copom mantém taxa Selic em 10,5% ao ano
É segunda reunião consecutiva do comitê sem cortes na taxa de juros

O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) decidiu manter a Selic, taxa básica de juros, na marca de 10,5% ao ano. A decisão foi unânime e ocorreu na reunião da última quarta-feira (31).
Na reunião anterior, realizada em junho, o Copom já havia interrompido o ciclo de cortes de juros que vinha sendo implementado desde agosto do ano passado. Durante esse período, de agosto até março deste ano, o comitê reduziu os juros em 0,5 ponto percentual a cada reunião. Em maio, houve uma redução menor, de 0,25 ponto percentual.
Em nota, o Copom justificou a manutenção da taxa Selic com base em fatores como o ambiente externo adverso e indicadores da economia doméstica e do mercado de trabalho que seguem mostrando dinamismo acima do esperado. Segundo a nota, a incerteza no cenário global e a resiliência da atividade econômica interna, aliadas à elevação das projeções de inflação, exigem cautela e acompanhamento contínuo.
O comitê informou que a decisão tem o objetivo de consolidar o processo de desinflação em curso. “A política monetária deve se manter contracionista por tempo suficiente em patamar que consolide não apenas o processo de desinflação como também a ancoragem das expectativas em torno da meta”, diz a nota.
Por fim, o Copom apontou que continuará vigilante e que eventuais ajustes futuros na taxa de juros serão orientados pelo compromisso de convergência da inflação à meta.
A decisão do Copom segue as projeções do Boletim Focus nas últimas semanas. Na última edição, a expectativa para a taxa de juros no final de 2024 se manteve em 10,50%, enquanto a estimativa para 2025 continuou em 9,50%. Para 2026, está mantida em 9,0%, e a taxa esperada para 2027 também permaneceu em 9,0%.
Imagem: Envato