Marketing
Cracker Barrel volta ao logotipo anterior após repercussão negativa

A Cracker Barrel Old Country Store Inc. encerrou uma breve tentativa de atualizar seu logotipo corporativo.
Como parte de um plano mais amplo de transformação estratégica anunciado em maio de 2024, a Cracker Barrel mudou recentemente seu logotipo tradicional — que mostrava um homem com roupas de trabalho sentado ao lado de um barril — para uma versão mais simplificada, composta apenas por texto. A empresa também atualizou seu cardápio e começou a reformular o layout e a decoração de suas lojas.
No entanto, a rede de restaurantes casuais com temática sulista enfrentou críticas imediatas nas redes sociais como X (antigo Twitter) e Instagram, vindas de clientes, redes concorrentes como a Steak n Shake, e até mesmo do presidente Donald Trump.
Na quinta-feira, 26 de agosto, a Cracker Barrel publicou um comunicado oficial em seu perfil no X, anunciando que o novo logotipo seria descontinuado e que o logotipo “Old Timer” (o anterior), já restabelecido em seu site e redes sociais, voltaria a ser o oficial.
“Agradecemos aos nossos clientes por compartilharem suas opiniões e seu carinho pela Cracker Barrel”, afirmou a empresa no comunicado. “Dissemos que ouviríamos, e ouvimos. Na Cracker Barrel, sempre foi – e sempre será – sobre oferecer comida deliciosa, recepção calorosa e aquela hospitalidade sulista que faz você se sentir em casa.”
O logotipo tradicional da Cracker Barrel, em uso desde 1977, havia sido alterado para uma versão mais simples com as palavras “Cracker Barrel” sobre um fundo amarelo em forma de barril.
Segundo uma pesquisa realizada pela YouGov com 1.000 adultos nos EUA entre os dias 23 e 24 de agosto (e enviada por e-mail à Chain Store Age), 76% dos entrevistados preferiram o logotipo antigo, e 29% afirmaram que a nova marca os tornaria menos propensos a frequentar o restaurante — em comparação com 9% que disseram o contrário.
Os investidores também reagiram negativamente às mudanças. Segundo a CBS News, a Cracker Barrel perdeu cerca de US$ 100 milhões em valor de mercado na quinta-feira, 21 de agosto de 2025, após uma queda de 7% no preço das ações.
A administração Trump elogiou publicamente a decisão da Cracker Barrel de retomar o logotipo anterior. Em uma postagem em sua rede social, a Truth Social, o presidente Trump parabenizou a empresa pela mudança.
“Todos os seus fãs agradecem muito”, escreveu Trump na publicação. “Boa sorte no futuro. Ganhem muito dinheiro e, o mais importante, façam seus clientes felizes novamente!”
Também no X, o vice-chefe de gabinete da Casa Branca, Tayor Budowich, afirmou ter conversado com representantes da Cracker Barrel na noite de 26 de agosto.
“A Cracker Barrel agradeceu ao presidente Trump por se posicionar sobre a questão de seu logotipo ‘original’ icônico”, escreveu Budowich. “Eles queriam que o presidente soubesse que o ouviram — assim como ouviram a resposta dos clientes (a verdadeira pesquisa de opinião) — e que o ‘Old Timer’ será restaurado.”
Além da tentativa de mudança no logotipo, a renovação da marca inclui a reformulação do design das lojas, removendo a decoração propositalmente carregada com temática sulista das paredes, substituindo-a por um visual mais moderno, com atmosfera de “fazenda contemporânea”. A nova ambientação está sendo testada em algumas unidades selecionadas.
O cardápio também passou por alterações, com a introdução de novos pratos sazonais e a retirada de alguns itens. A Cracker Barrel não comentou publicamente se essas mudanças também serão revistas.
Imagem: Divulgação
Informações: Dan Berthiaume para CSA
Tradução livre: Central do Varejo