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Data-driven e o uso inteligente de dados no varejo

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big data no varejo; tecnologia; inteligência de dados;

O que a sua empresa pode ter em comum com gigantes mundiais como a Amazon e a Meta, por exemplo? A resposta é simples: a utilização de dados para orientar a tomada de decisões, estratégia usada nos mais variados ramos de negócios.

Também conhecido como data-driven, o recurso orienta a tomada de decisões por meio da utilização e análise de dados para mapeamento de padrões, projeções e otimização de processos. Trocando em miúdos, é a ferramenta que ensina as empresas a usar o máximo de informações possíveis como conhecimento estratégico para o negócio.

Dados fornecidos pela Capgemini indicam que as empresas que adotam o data-driven em suas operações registram melhorias significativas em seus resultados, aumentando em até 22% a sua lucratividade.

No universo dinâmico do varejo, o uso inteligente dos dados ajuda a redesenhar a forma como as empresas interagem com os seus consumidores. O data-driven passa a ser uma verdadeira bola de cristal, antecipando tendências de consumo de forma elaborada e sistemática.

O uso do data-driven como estratégia varejista passa a ser ainda mais otimizado quando é respaldado por ferramentas de Customer Relationship Management (CRM). Dessa forma, os varejistas conseguem interpretar os dados e entender melhor os hábitos de compra dos clientes, o que facilita no estabelecimento de estratégias mais adequadas de marketing, vendas e fidelização.

Um grande equívoco é o empresário acreditar que essa estratégia só pode ser pensada para grandes organizações, pois é perfeitamente possível ser aplicada para pequenas e médias empresas também. A coleta e manutenção de dados pode ser feita das mais variadas formas possíveis, até mesmo usando o velho e bom caderno.

Outro grande benefício do data-driven para o varejo é munir a gestão com a medição dos resultados de ações, possibilitando o cálculo do ROI (retorno sobre o investimento). Assim, a avaliação de quais estratégias deram certo ou não é feita de forma ágil e segura.

E aí? Que tal obter insights importantes, antecipar desafios e identificar oportunidades para melhorar a experiência do seu cliente, fazendo uso do data-driven?

Imagem: Freepik


*Flavia Mardegan é especialista em vendas, atendimento ao cliente, negociação, reestruturação empresarial e planejamento estratégico comercial, bem como em treinamento e desenvolvimento de competências e habilidades de equipes comerciais e técnicas, com mais de 29 anos de atuação e mais de 22.000 pessoas impactadas com seu trabalho.

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