Economia

Delivery impulsiona foodservice em agosto, com 9,6% de alta

Publicado

on

fraude em Aplicativos de delivery

De acordo com o Índice de Desempenho do Foodservice (IDF), do Instituto Foodservice Brasil (IFB), o delivery foi o principal responsável por impulsionar o setor de foodservice em agosto. As vendas por delivery aumentaram 9,8%, em comparação com o mesmo mês do ano passado; além disso, as transações tiveram alta de 9.6%. A participação do delivery no setor de foodservice, em agosto, foi de 22,1%.

Já o foodservice em geral, segundo o índice, foi 7,5% maior no volume de vendas em agosto, um movimento que devolveu o setor ao patamar de desempenho observado no início do ano (em janeiro, o resultado foi o mesmo de agosto). Nos últimos dois meses anteriores, o foodservice vinha sendo puxado para baixo: em junho, -0,2%, e em agosto, 0,8%. No ano, o setor de alimentação fora do lar acumula nominalmente 4,9%.

“O resultado de agosto mostra a resiliência do setor e a força do delivery como alavanca de crescimento. Depois de meses mais desafiadores, os operadores associados demonstraram capacidade de reagir rapidamente às mudanças de comportamento do consumidor e às pressões macroeconômicas. Esse dinamismo reforça o papel do foodservice como motor relevante da economia brasileira”, destaca Ingrid Devisate, vice-presidente executiva do IFB.

O crescimento, no entanto, não ocorreu de forma homogênea entre as regiões: o Sudeste registrou alta de 6,6% em agosto, enquanto o Sul avançou cerca de 8%. Já as regiões Nordeste, Centro-Oeste e Norte apresentaram desempenho acima de 9%, registrando 9,1%, 9,8% e 10,2% respectivamente.

O IDF também analisa os principais indicadores de crescimento no foodservice. Em agosto, o ticket médio foi o principal pilar de crescimento do setor. Em comparação anual, o ticket médio saiu de R$ 42,8 para R$ 46,5, um crescimento de 7,18%. Por outro lado, o volume de transações diminuiu. Em agosto de 2024, o resultado havia sido de 8,9%, enquanto em agosto de 2025, o número de transações diminuiu 0,2%.

Imagem: Freepik

Continue Reading
Comente aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *