Comportamento

Dia das Crianças faz varejo crescer 3% em outubro

Published

on

Cinco crianças deitadas na grama, sorrindo e fazendo óculos com as mãos nos olhos.

O varejo teve um crescimento de 3% em outubro, segundo o Índice de Performance do Varejo (IPV), da HiPartners e Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC). De acordo com a pesquisa, o Dia das Crianças foi o principal responsável pelo crescimento do período, considerando uma comparação anual. O faturamento, por sua vez, aumentou 6% no mesmo período.

O fluxo de visitação, que havia desacelerado em setembro, voltou a crescer, com destaque para as lojas de rua, que registraram um aumento de 6% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Em relação às regiões do Brasil, Norte e Nordeste tiveram o aumento de faturamento mais expressivo, de 12% e 10%, respectivamente. Seguem-se Centro-Oeste (5%), Sudeste (4%) e Sul (3%). O ticket médio geral teve aumento de aproximadamente 5%.

Quanto aos setores do varejo, “Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos” foi o maior destaque, com crescimento notável de 51% no fluxo de visitação.  Considerando o faturamento, o setor “Outros artigos de uso pessoal e doméstico”, foi o que mais subiu, com 12% de aumento, apesar de ter apresentado queda de 5% no fluxo de visitação. Já “Móveis e Eletrodomésticos” que vinha sofrendo quedas expressivas nos últimos meses, registrou a maior alta do mês, com 15% a mais de receita em comparação mensal.

O Dia das Crianças teve um impacto relevante no varejo em outubro, com crescimento de 31% no fluxo de pessoas em lojas físicas e 38% em shopping centers, em comparação com 2023. Houve também um aumento de 51% no faturamento e de 37% nas vendas.

No entanto, ao considerar a semana do Dia das Crianças como um todo, o crescimento foi mais modesto, com aumento de apenas 0,59% no faturamento e queda de 8% nas vendas, destacando a importância do dia 12 em si para o desempenho geral. 

Segundo Eduardo Terra, sócio da HiPartners e presidente da SBVC, “embora a confiança do consumidor tenha oscilado, recuando 0,7 ponto em outubro após quatro altas consecutivas, segundo o ICC (Índice de Confiança do Consumidor), o varejo segue aproveitando oportunidades em nichos específicos e datas sazonais. O desafio é capitalizar esse crescimento com uma agenda tecnológica robusta, que permita eficiência e resiliência em um ambiente econômico ainda desafiador”.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *