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Dia dos Pais: 40% das pessoas optam por compras em lojas físicas
Levantamento feito pelo Google mostrou que quatro em cada 10 pessoas pretende ir às compras presencialmente
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Google, quatro em cada dez consumidores têm a intenção de realizar suas compras de presentes para o Dia dos Pais em lojas físicas, representando um crescimento significativo de 8 pontos percentuais em relação ao ano anterior. Além disso, as lojas físicas também se destacam como fonte de informações, com 29% dos entrevistados buscando ideias, preços, descrições e avaliações nesses estabelecimentos. No entanto, as plataformas digitais têm sua relevância, com 30% dos compradores buscando opções no Google, 23% em sites ou aplicativos de lojas, 18% em redes sociais e 13% por meio de vídeos no YouTube.
Além das lojas físicas, os sites e aplicativos das lojas se mostram como locais importantes de venda, com 22% e 21%, respectivamente. Redes sociais (13%), aplicativos de entrega ou delivery (12%) e aplicativos de mensagens ou telefone (11%) também aparecem como opções utilizadas pelos consumidores para adquirir os presentes.
Na hora de escolher a loja para a compra, os critérios mais importantes para os consumidores, segundo a pesquisa, são: preços, descontos, cupons e promoções (34%), bom atendimento (30%), custo da entrega e frete grátis (22%), variedade e qualidade dos produtos (19%), tempo de entrega e entrega rápida (19%), além de condições de troca, adiamento e cancelamento (13%). Contudo, a pesquisa mostra uma discrepância entre as expectativas dos pais e as pretensões de compra de filhos e companheiros para o Dia dos Pais. Enquanto a maioria dos pais (52%) deseja ganhar produtos eletrônicos, apenas 22% devem receber esse tipo de presente.
A lista de desejos é composta, além dos eletrônicos, por itens de moda (22%), eletrodomésticos ou eletroportáteis (17%), bebidas, cestas ou experiências (14%), itens para casa (14%) e produtos de beleza e perfumaria (13%). As categorias de compra mais populares para o Dia dos Pais são moda (43%) e beleza e perfumaria (27%), seguidas por eletrônicos (22%), bebidas, cestas ou experiências (15%), eletrodomésticos ou eletroportáteis (10%) e itens para casa (7%).
Essa divergência entre os desejos dos pais e as escolhas dos compradores pode ser explicada por uma dificuldade que os consumidores enfrentam na hora de escolher os presentes, como identificada pela pesquisa. Entre os desafios mencionados pelos entrevistados, estão a incerteza sobre o que a pessoa gostaria de ganhar (26%), encontrar algo dentro do valor que estão dispostos a gastar (21%), inovar e escolher presentes diferentes a cada ano (19%), pensar em presentes criativos (17%) e saber como escolher os detalhes (12%).
Nesse contexto, a especialista de insights para o segmento de Varejo do Google Brasil, Antonella Weyler, destaca a oportunidade de conectar os desejos dos pais com os compradores, visando ampliar e inovar nas categorias de presentes adquiridas na data, o que poderia facilitar as escolhas dos presentes nas próximas ocasiões. A pesquisa foi realizada através de entrevistas com 1.000 brasileiros com acesso à internet, que pretendiam comprar ou já haviam comprado presentes para o Dia dos Pais neste ano, entre os dias 26 e 28 de junho.
Imagem: Freepik