Comportamento

Dois terços dos profissionais do varejo se preocupam com a segurança física nesta época do ano

Relatório destaca como a tecnologia, as comunicações, a preparação e o treinamento podem ajudar os varejistas a tornarem as lojas mais seguras para equipes e clientes

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Em meio à alta temporada de compras, o primeiro Relatório de Segurança do Profissional do Varejo (Retail Worker Safety Report) da Motorola Solutions (NYSE: MSI) revelou que as equipes do comércio varejista percebem que os incidentes de segurança em suas lojas estão aumentando. Os entrevistados nos EUA relataram que os pequenos furtos (54%), os incidentes do tipo “pegar e fugir” (grab-and-run) (35%) e as interações hostis com os clientes (31%) aumentaram em suas lojas no ano passado e, como resultado, quase dois em cada três estão preocupados com sua segurança pessoal no trabalho durante a temporada de compras de fim de ano.

“A agitação das festas de fim de ano pode ser um momento estressante para os varejistas. Os vendedores e gerentes não deveriam ter que se preocupar com sua segurança acima de tudo”, diz Sharon Hong, vice-presidente de Soluções de Ecossistemas da Motorola Solutions. “Nosso relatório constatou que os profissionais do varejo estão buscando tecnologias que possam ajudá-los a ter mais consciência das ameaças à segurança, detectar atividades ilícitas e se comunicar de forma rápida e contínua com outros funcionários e agentes de segurança, caso ocorra um incidente”, complementa o vice-presidente.

A tecnologia pode desempenhar um papel importante no aumento da sensação de segurança dos profissionais: Os pesquisados afirmam que suas lojas atualmente têm sistemas de vídeo segurança (76%), sistemas de alarme (64%) e sensores de mercadoria (44%), mas que tecnologias adicionais fariam com que eles se sentissem mais seguros, como a inteligência artificial (IA) para detectar armas (42%), sistemas de controle de acesso para trancar as portas quando ameaças são detectadas (36%), botões de pânico portáteis/montados para alertar e pedir ajuda (30%) e leitores de placas para identificar veículos associados a atividades criminosas (30%).

Os profissionais do comércio varejista que se sentem mais seguros permanecem mais tempo em seus empregos: Um em cada quatro pesquisados (26%) relata ter pensado em deixar o varejo por motivos de segurança. Os varejistas que investem em medidas de segurança na loja têm maior probabilidade de elevar o moral e a retenção das equipes.

“A tecnologia, os canais de comunicação e o treinamento de preparação podem ajudar a criar ambientes de loja mais seguros tanto para os profissionais quanto para os clientes”, disse Hong.

Imagem:Freepik

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