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Doritos lança primeiro comercial filmado no espaço

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Na última segunda-feira, 21, a Doritos lançou seu primeiro comercial filmado no espaço, repleto do som de astronautas mastigando os primeiros chips da marca a saírem do planeta. Como compartilhado exclusivamente pelo site collectSPACE, o vídeo online mostra os tripulantes da missão Polaris Dawn, Jared Isaacman, Scott “Kidd” Poteet, Sarah Gillis e Anna Menon, cada um saboreando um dos “Doritos Cool Ranch de Gravidade Zero”, enquanto flutuavam em gravidade zero a bordo de uma cápsula Dragon da SpaceX, no mês passado.

Essa edição limitada, feita especialmente para o espaço, foi enviada na missão como parte de uma iniciativa para arrecadar fundos para pesquisas sobre câncer infantil, realizadas no Hospital Infantil St. Jude.

Os quatro astronautas privados filmaram o comercial pouco antes de realizar a primeira caminhada espacial feita por uma tripulação não governamental.

“Já tínhamos feito a preparação para a caminhada espacial — reduzimos a pressão da cabine e aumentamos a concentração de oxigênio para preparar nossos corpos — e, como uma das últimas refeições antes disso, tivemos o prazer de saborear os Doritos”, disse Menon, especialista da missão Polaris Dawn e oficial médica, em uma entrevista ao collectSPACE.

Menon e seus colegas de tripulação adicionaram a distinção dos Doritos à lista de primeiros feitos na missão de cinco dias, que também incluiu a realização de uma atividade extraveicular (EVA) e a quebra de um recorde de distância orbital estabelecido em 1966. Menon ainda leu seu livro “Beijos do Espaço” enquanto estava em órbita, compartilhando um projeto pessoal que criou para se manter conectada com seus filhos durante a missão.

“Foi incrível!” disse Menon, descrevendo os Doritos, que foram embalados individualmente em latas. “Eles se mantiveram em ótimas condições.”

Fora da lista proibida

Durante os primeiros 60 anos de voos espaciais humanos, Doritos e a maioria dos outros tipos de chips estavam na lista de alimentos proibidos, porque as migalhas que eles produzem representavam um risco de flutuar no ambiente de microgravidade. Essas partículas poderiam ser inaladas acidentalmente, entrar nos olhos dos astronautas ou se alojar atrás de painéis elétricos, interferindo no funcionamento dos sistemas da espaçonave.

Houve algumas exceções, mas as soluções frequentemente alteravam o sabor dos chips ou tornavam o lanche mais demorado de comer. A solução mais fácil era deixá-los na Terra e optar por alimentos menos propensos a migalhas.

“Eles fizeram coisas realmente criativas para embalar os chips para o espaço”, disse Menon, explicando como a Frito-Lay (uma subsidiária da PepsiCo) garantiu que os chips chegassem intactos à órbita. “Eles enviaram latas individuais com vários chips dentro, para mantê-los protegidos, porque há muitas cargas gravitacionais, vibrações, etc. — é um ambiente muito dinâmico que tudo o que está no veículo precisa enfrentar para chegar ao espaço. Então, eles tinham uma proteção ao redor deles para mantê-los seguros.”

Os chips eram do tamanho “Minis”, que a marca comercializa na Terra (em tubos de papelão maiores) como “perfeitos para lanches em movimento”, mas também se mostraram ideais para comer no espaço por serem de tamanho pequeno.

Os cientistas de alimentos da Frito-Lay também fizeram uma outra alteração: usaram tempero à base de óleo em vez do tradicional “pó dos Doritos”.

“Eram muito, muito limpos”, disse Menon, confirmando que ela e seus colegas de tripulação não precisaram lamber ou limpar os dedos após o lanche.

Testados para uma boa causa

A Frito-Lay baseou os novos chips espaciais na versão de Doritos com sabor de ervas, em vez do clássico queijo nacho.

“Eles tinham gosto de Doritos, mas também tinham um sabor único. Era o ‘Cool Ranch de Gravidade Zero'”, disse Menon. “Foi super legal provar esse sabor exclusivo feito para o espaço, mas que também lembrava muito os Doritos da Terra, então foi bom ter esse gostinho de casa lá em cima.”

Antes do lançamento da missão Polaris Dawn, a Frito-Lay realizou uma promoção em que 200 fãs de Doritos poderiam receber os chips Cool Ranch de Gravidade Zero em troca de uma doação de US$ 200 para o Hospital Infantil St. Jude. Os chips eram descritos como os mesmos que foram levados na missão, apenas embalados de forma diferente. (Os fãs também poderiam receber latas réplicas por uma doação de US$ 300, ou latas que realmente voaram no espaço por US$ 1.000 cada.)

Segundo o site do St. Jude, a promoção dos Doritos buscava arrecadar US$ 585.000, incluindo uma doação inicial de US$ 500.000 feita pela Frito-Lay.

“De forma geral, estabelecemos objetivos técnicos ambiciosos para o futuro dos voos espaciais humanos e para avançar essa área. Mas, ao mesmo tempo, acreditamos que é extremamente importante enfrentar alguns dos desafios que enfrentamos aqui na Terra. Uma das maneiras de fazer isso foi arrecadando fundos e conscientizando sobre o Hospital Infantil St. Jude, e a Doritos contribui diretamente para esse objetivo. Então, somos extremamente gratos por tudo o que eles fizeram nesse sentido”, disse Menon.

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Imagem: Reprodução / Doritos in space ad spot (15 seconds) / CollectSpace
Informações: CollectSpace
Tradução livre: Central do Varejo

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