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E-commerce: embalagens de papel devem ser tendência no setor

Empresa criadora do plástico bolha aponta que, no mercado, material está sendo substituído pelo papel

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Pessoa amarrando uma caixa de entrega de produto; e-commerce

Uma das tendências mais fortes para o e-commerce nas compras do final de ano e de 2024 é a maior utilização de papel nas embalagens de proteção dos produtos que chegam aos consumidores. Pelo menos é o que aponta a SEE (antiga Sealed Air Corporation), empresa líder no setor de embalagens.

De acordo com a companhia, responsável pela criação do plástico bolha, as empresas do setor de e-commerce vêm buscando diversificar seus materiais de embalagem com o objetivo de tornar suas operações mais sustentáveis e ecologicamente corretas. Dados da própria SEE mostram que 50% dos players que vão pelo caminho da sustentabilidade optam por embalagens de papel, enquanto os outros 50% aposta no uso de materiais reciclados.

Erika Martínez, Gerente de Marketing de Protective Packaging da SEE para América do Sul, enfatiza que essa mudança reflete o movimento do e-commerce em direção a operações mais sustentáveis e colaborativas para uma economia circular. “Sem dúvida, a busca por uma operação mais segura e ao mesmo tempo sustentável é o que tem feito o varejo evoluir na maneira de proteger as mercadorias em suas jornadas até o cliente. Hoje no Brasil temos uma cadeia de reciclagem de papel muito mais evoluída que a do plástico, o que potencializa a reinserção deste material no processo produtivo”, comenta. 

Dados do CEMPRE (Compromisso Empresarial para Reciclagem) apontam que a taxa de reciclagem do papel é de 66%, enquanto a quantidade reciclada de plástico no Brasil não ultrapassa a marca de 23%.

Martínez também ressalta que o avanço do papel não invalida os esforços em relação ao uso de plástico reciclado, pois diferentes categorias de proteção demandam materiais específicos. “Quando falamos sobre a escolha da melhor embalagem, é importante avaliar sua resistência, impacto na cubagem, experiência de unboxing e descarte pelo cliente”, explica.

Além das tradicionais caixas de papelão, o papel está presente em soluções inovadoras, como envelopes conhecidos como mailers, que contam com sistema de bolhas de papel para amortecimento e preenchimento de espaços vazios. Esses mailers, segundo Martínez, eliminam a necessidade de materiais de preenchimento, reduzindo a cubagem e o custo de frete. Ela destaca que essa categoria atende segmentos como vestuário, saúde, beleza e eletrônicos, todos aquecidos para as compras deste fim de ano.

A especialista conclui afirmando que soluções funcionais de papel, como os envelopes, tendem a favorecer a eficiência operacional dos fulfillments, tornando as operações até três vezes mais ágeis do que processos com caixas tradicionais, pois demandam menos procedimentos. “Acredito muito que, daqui para frente, deve se crescer ainda mais a busca por opções de papel que otimizam material e entregam alta resistência e proteção. Afinal, essa é uma combinação certeira para atender as demandas de agilidade, experiência do cliente e sustentabilidade”, finaliza Martínez.

Pessoa amarrando uma caixa de entrega de produto; e-commerce

Imagem: Envato