E-commerce
E-commerce registra alta de 13,6% na Semana do Consumidor 2025

O e-commerce brasileiro faturou R$ 8,3 bilhões na Semana do Consumidor 2025, realizada entre 10 e 16 de março, segundo levantamento da Neotrust Confi. O valor representa um crescimento de 13,6% em relação ao mesmo período de 2024, quando o setor registrou R$ 7,3 bilhões em vendas.
O número de itens comercializados aumentou para 61 milhões de produtos vendidos, um avanço de 27,8% na comparação anual. Apesar do crescimento ao longo da semana, o Dia do Consumidor (15 de março) registrou queda de 8,8% no faturamento, totalizando R$ 1,2 bilhão, contra R$ 1,3 bilhão no ano anterior.
Segundo Vanessa Martins, Head de Marketing da Confi, a retração pode ser explicada pela ampliação das campanhas promocionais ao longo do mês. “Alguns lojistas têm adotado a estratégia de Mês do Consumidor, diluindo as promoções ao longo de março. É um movimento semelhante ao que ocorreu com a Black Friday, que foi se expandindo com o tempo”, afirmou.
O setor de saúde registrou o maior crescimento, com faturamento de R$ 450,6 milhões, um aumento de 78,9%. O segmento de medicamentos foi o principal responsável pelo avanço, com crescimento de 91% nas vendas.
O setor de utilidades domésticas teve crescimento de 41,5%, totalizando R$ 229,4 milhões, com destaque para os itens de pratos e talheres (+84%) e panelas (+58,3%). O setor de beleza e perfumaria cresceu 18,1%, impulsionado pelo aumento de 22,4% nas vendas de produtos para cabelos.
Os eletrodomésticos registraram faturamento de R$ 767,4 milhões, mantendo estabilidade em relação a 2024.
Entre os setores com melhor desempenho, móveis teve alta de 16% e telefonia cresceu 2,6%. Moda e acessórios registrou a maior queda do Top 5, com retração de 22,7%, seguida pelo setor de eletrônicos, que teve recuo de 7,4% nas vendas.
Todas as regiões do Brasil registraram crescimento no faturamento da Semana do Consumidor. O Norte teve o maior avanço, com alta de 21,7%, impulsionado pelos estados de Roraima (+72,5%) e Amazonas (+24%). O Nordeste registrou o menor crescimento, de 11,5%.
O Sudeste representou 57,4% do total das vendas online no país, com crescimento de 14% na comparação anual. Os estados que mais contribuíram foram Espírito Santo (+20,7%), Rio de Janeiro (+16,7%) e São Paulo (+13,4%).
Com informações de CNN Brasil
Imagem: Envato