• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação

Inovação

'Consciência sobre orgânicos é mais importante que indústria do medo'
Advertisement

Inovação

Agentes de IA devem impulsionar receitas em 20%, apontam CFOs

Inovação

Chipotle testa entrega de comida por drones

Inovação

Cielo lança assistente de IA para consultas em extratos

E-commerce Inovação

eBay amplia conjunto de ferramentas de IA para vendedores

Inovação

Como a inteligência artificial está revolucionando o last mile no varejo

Inovação

Estudo mostra que quase metade das marcas nos EUA não investe em agentes de IA

Inovação

Mais da metade dos consumidores nos EUA planeja usar IA para comparar preços e buscar produtos nas compras de fim de ano

Inovação

Botmaker lança solução de chamada de voz por IA

Inovação

Deepfake: como essa tecnologia pode impactar o varejo

Inovação

‘Consciência sobre orgânicos é mais importante que indústria do medo’

Em conversa com a Central do Varejo, diretor da Organis falou sobre o crescimento do mercado de produtos orgânicos no país

Publicado

2 anos atrás

on

15 de junho, 2023

Por

Pedro Figueiredo

Nos últimos anos, temos presenciado um expressivo crescimento na demanda por alimentos orgânicos no Brasil. Segundo dados do estudo Panorama do consumo de orgânicos no Brasil 2021, realizado pela Organis em parceria com as empresas Brain e UnirOrgânicos, 31% da população brasileira havia consumido esses itens nos  30 dias anteriores à pesquisa, o que representa um crescimento de 106% quando comparado com o ano de 2017. 

De acordo com Cobi Cruz, diretor da Associação de Promoção dos Orgânicos (Organis), a percepção sobre esse tipo de produto tem se expandido junto ao consumidor, deixando para trás a ideia de que se restringe apenas a produtos in natura.

“Cada vez mais, surgem marcas com embalagens atrativas e produtos práticos, inclusive direcionados, não só para adultos, mas para crianças e bebês. A Organis trabalha para garantir que toda a cadeia produtiva seja valorizada, desde o campo até o consumidor final, promovendo a qualidade e a sustentabilidade”, conta em entrevista exclusiva à Central do Varejo. 

Cruz ainda destaca a importância da coerência ao longo de toda a cadeia, envolvendo preocupações com a pegada de carbono e a destinação adequada de embalagens. Para ele, a valorização do orgânico também se estende à brasilidade e à conexão com comunidades locais, como a produção com ribeirinhos na Amazônia, por exemplo. 

Por isso, o diretor considera essencial manter a essência orgânica e evitar confusões com outras bandeiras ou apelos comerciais. Ele reconhece que nem todas as empresas são completamente coerentes com a proposta orgânica, mas espera que a conscientização e a valorização continuem crescendo para promover um setor mais engajado e responsável. 

O diretor falou também sobre as maiores motivações dos consumidores para a busca por produtos orgânicos. Atualmente, questões individuais de saúde têm sido as molas propulsoras dessa procura, o que Cobi classifica como “não tão bom”. “Queremos vender mais consciência do que a indústria do medo, porque isso pode ter um efeito rebote quando passa o susto. Por outro lado, faz com que muitas pessoas se abram mais para receber notícias e informações e, consequentemente, passem a consumir mais”, finaliza.

Imagem: Freepik

Relacionados:DestaquesÚltimas Notícias
Próximo

Tapioca vegana e sem conservantes integra nova linha da Da Terrinha

Não perca

Pagamento biométrico deve crescer 62% até 2030, aponta pesquisa

Continue Reading

Você pode gostar

  • economia circular economia circular

    Supermercados adotam economia circular para reduzir desperdício

  • Personalização; agentes de IA varejo Personalização; agentes de IA varejo

    Agentes de IA devem impulsionar receitas em 20%, apontam CFOs

  • Varejar; varejo Varejar; varejo

    O futuro do varejo brasileiro depende de mais do que tecnologia

  • conteúdo visual, vídeos de avaliações, criadores digitais; video commerce conteúdo visual, vídeos de avaliações, criadores digitais; video commerce

    Video commerce: o futuro das vendas no varejo

  • Popeyes Popeyes

    Popeyes cresce no segundo trimestre e impulsiona Zamp

  • Gap Gap

    Gap lança campanha de outono focada em jeans

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
economia circular
Comportamento7 horas atrás

Supermercados adotam economia circular para reduzir desperdício

Personalização; agentes de IA varejo
Inovação1 dia atrás

Agentes de IA devem impulsionar receitas em 20%, apontam CFOs

Varejar; varejo
Operação1 dia atrás

O futuro do varejo brasileiro depende de mais do que tecnologia

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising2 anos atrás

Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising6 meses atrás

Melhores franquias de 2025: conheça opções de sucesso

Ricardo Almeida
Vídeos4 semanas atrás

Podcast Central do Varejo #46: Ricardo Almeida

Mar na Mão
Franchising1 mês atrás

Podcast Central do Varejo #45: Mar na Mão

supera
Franchising1 mês atrás

Podcast Central do Varejo #44: Supera

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação