Economia
Em fevereiro, vendas do varejo apresentam nova queda
É o segundo resultado negativo seguido do indicador
Em fevereiro de 2024, as vendas do varejo apresentaram uma queda de 4,1% quando comparado com o mesmo mês do ano passado. É o que diz a 14ª edição do Índice de Atividade Econômica Stone Varejo, feito através da coleta de transações dentro do grupo Stone com cartões, Pix e vouchers.
O pesquisador responsável pelo levantamento, Matheus Calvelli, considera que os dados devem ser analisados com cautela. “(os números) ainda não são suficientes para confirmar alteração de tendência”, afirmou ele, que também é cientista de dados da Stone.
Apesar disso, é a segunda queda consecutiva no indicador, o que aponta uma continuidade da cautela dos consumidores acompanhada na edição de janeiro do índice, destoando do aumento de 2,6% nas movimentações em dezembro de 2023.
Entre os setores consultados, o que liderou as perdas foi o de tecidos, vestuário e calçados, com 11,6% de queda anual em fevereiro. Posteriormente, aparecem os segmentos de hipermercados, hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, com retração de 6,5%, móveis e eletrodomésticos, com queda de 4,3%, material de construção (-2,8%), e livros e jornais, revistas e papelaria (-2,4%).
O setor de artigos farmacêuticos foi o único que apresentou alta em fevereiro de 2024, com 2,3% de crescimento ante 2023.
Os estados que tiveram mais quedas em fevereiro nas vendas do varejo foram Alagoas, com retração de 18,4%, Espírito Santo, com -10,4%, Pará (-9,3%), Pernambuco (-8,6%), Rio Grande do Sul (-7,5%) e Santa Catarina (-6,7%).
Por sua vez, três estados apareceram com resultados positivos no indicador da Stone: Acre, com crescimento de 2,8% nas movimentações, Piauí, com alta de 1,8% e Mato Grosso do Sul, que teve um leve avanço de 0,3%.
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