Economia
Em janeiro, volume de vendas do varejo cai 1,7%, diz pesquisa
Quatro dos seis segmentos consultados apresentaram queda
O mais recente relatório do Índice de Atividade Econômica Stone Varejo revela uma diminuição anual de 1,7% no volume de vendas do varejo durante o mês de janeiro. O estudo, desenvolvido pela Stone em colaboração com o Instituto Propague, fornece uma análise mensal da atividade varejista.
Segundo Matheus Calvelli, pesquisador econômico e cientista de dados da Stone responsável pelo levantamento, “esses resultados apresentam um sinal de cautela para o início do ano de 2024, porém, não são suficientes para alterar a tendência positiva do último trimestre de 2023. Portanto, serão necessários mais meses para confirmar a alteração dessa trajetória.”
O método de avaliação segue a metodologia do Consumer Finance Team do Federal Reserve Board (FED) adaptado para o contexto brasileiro. O estudo abrange transações por cartão, voucher e Pix dentro do grupo StoneCo, visando mapear mensalmente os dados de varejistas de diferentes portes e divulgar um panorama do setor nacional.
São analisados seis segmentos: artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos; hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo; livros, jornais, revistas e papelaria; móveis e eletrodomésticos; tecidos, vestuários e calçados; e material de construção.
Quanto aos segmentos, o relatório aponta que quatro registraram uma queda anual significativa, liderados pelo setor de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, com uma redução de 4,8%. Em seguida estão móveis e eletrodomésticos (-4%), tecidos, vestuário e calçados (-3,7%) e material de construção (-2,5%). Apenas dois segmentos apresentaram aumento, com destaque para o setor de livros, jornais, revistas e papelaria, impulsionado pelo retorno às aulas, com um aumento de 3,5%, seguido pelos artigos farmacêuticos, com 1%.
Quanto aos destaques regionais, apenas seis estados registraram resultados positivos no comparativo anual: Piauí (5,6%), Maranhão (5,4%), Mato Grosso (1,9%), Rondônia (0,7%), Mato Grosso do Sul (0,4%) e Tocantins (0,4%).
Por outro lado, diversos estados apresentaram quedas significativas no volume de vendas do varejo em janeiro. Destacam-se Alagoas (12,2%), Roraima (9,8%) e Pernambuco (5,8%) nas regiões Norte e Nordeste, e São Paulo (4,5%), Espírito Santo (4,3%) e Santa Catarina (3,9%) nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Imagem: Envato