Economia
Empregos em bares e restaurantes caem pela primeira vez em 3 meses
Enchentes no Rio Grande do Sul contribuíram para saldo negativo de 205 empregos em maio, interrompendo tendência de crescimento do setor
De acordo com um estudo da Future Tank em parceria com a Associação Nacional de Bares e Restaurantes (ANR), baseado nos números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o mês de maio de 2024 registrou um saldo negativo de 205 vagas de empregos, interrompendo três meses consecutivos de contratações positivas.
O resultado negativo do referido mês ocorreu mesmo com a abertura de vagas em 16 das 27 unidades federativas. O Rio Grande do Sul foi particularmente impactado, registrando o maior saldo negativo de empregos (-1.946), devido aos efeitos das chuvas e inundações ocorridas no estado. As enchentes no estado gaúcho causaram danos devastadores à infraestrutura, mas também forçaram o fechamento temporário ou permanente de muitos estabelecimentos, especialmente bares e restaurantes, que sofreram com a destruição de suas instalações e a interrupção do fornecimento de insumos. A perda de empregos no setor foi agravada pela dificuldade em restabelecer as operações normais em meio ao cenário de crise e reconstrução.
O atual desempenho é diferente na comparação com maio de 2023, quando o setor vivenciou um crescimento significativo e abriu 3.299 novos postos de trabalho em todo o país. Por outro lado, o estado de São Paulo liderou as contratações no setor com 637 novas vagas, seguido pelo Rio de Janeiro, com 376, e Minas Gerais, com 324.
“O resultado negativo de maio de 2024 reflete um desafio significativo para o setor de bares e restaurantes, interrompendo uma sequência positiva de contratações. As enchentes devastadoras no Rio Grande do Sul tiveram um impacto profundo, causando o fechamento de muitos estabelecimentos e a perda de milhares de empregos. Apesar dessas adversidades severas, continuamos comprometidos em trabalhar pela recuperação e crescimento sustentável do setor”, reforça Fernando Blower, diretor-executivo da ANR.
Já no acumulado do ano até maio de 2024, os restaurantes brasileiros geraram 12.093 empregos formais. O resultado é positivo, porém abaixo do observado no mesmo período de 2023, quando foram criados 19.488 novos empregos no setor.
O desempenho positivo em 2024 foi impulsionado pela criação de empregos em 21 das 27 unidades federativas, com São Paulo liderando novamente (+4.048), seguido por Rio de Janeiro (+2.470) e Minas Gerais (+1.913). Por outro lado, os estados que mais fecharam postos de trabalho foram Rio Grande do Sul (-2.643), Santa Catarina (-1.163) e Espírito Santo (-353).
Imagem: Envato