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Comportamento

Empresa oferece qualificação acessível sobre e-commerce para empreendedores

Com mais de 40 consultores e especialistas do mercado digital, Movimento Portas Abertas busca democratizar o desenvolvimento de micro e pequenas empresas

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Empresário fazendo palestra para outros

Aproximadamente 600 mil empresas fecharam suas portas durante a pandemia da COVID-19, segundo dados do IBGE. Ao observar esse contexto, o Movimento Portas Abertas (MPA) viu a oportunidade de ajudar micro e pequenos empreendedores a se adaptarem ao mundo digital e, assim, não fecharem suas portas. Hoje, mais de 500 empresas já passaram pelas consultorias de e-commerce que são ministradas por executivos de renome do mercado e oferecidas pelo MPA por um valor acessível de apenas 50 reais a hora. Para 2024, a empresa planeja ajudar mais 720 empreendedores a se digitalizarem e a tornarem seus negócios mais competitivos no mercado.

Como surgiu

Com o constante surgimento e a popularização de novas tecnologias, o mercado está sempre passando por mudanças e adaptações. Uma delas foi quando, em meio à pandemia da COVID-19, e com uma política de isolamento social, a população se viu obrigada a ficar em casa. Nesse momento, muitos micro e pequenos empreendedores despreparados para o mundo digital se viram prestes a perder seus negócios – e parte deles, de fato, perdeu.

Entendendo a importância de ajudar os empreendedores que encontravam dificuldades em meio à pandemia e que não dispunham de grandes recursos, o Movimento Portas Abertas nasceu com um enfoque social, no qual a edutech passou a se dedicar a oferecer consultorias e outros serviços relacionados ao e-commerce, tudo de forma gratuita.

“O começo da pandemia sem dúvidas foi um momento muito difícil para todos, quando empresas fechavam as portas e o medo predominava em muita gente. Foi então que nós decidimos que precisávamos tomar alguma atitude para ajudar os micro e pequenos empreendedores não só a não perderem seus negócios e suas fontes de renda, como também a aumentarem seus faturamentos”, explica Katrine Sampaio, CEO do MPA.

Hoje, com três anos e meio de mercado, o Movimento Portas Abertas cresceu. E, nesse meio tempo, além da entrada de mais dois sócios – Cristiano Chaves e Eduardo Bezerra -, a empresa construiu uma equipe com mais de 40 consultores. 

“A gente tem muito orgulho de dizer que o MPA já ajudou mais de 500 empresas de todo o Brasil a se adaptarem ao mundo do e-commerce, seja por meio das nossas consultorias, das nossas mentorias e implantações ou dos nossos treinamentos”, ressalta Luiz Felipe Ennes, sócio-fundador do MPA.

Consultorias

O principal serviço prestado pelo MPA, hoje, são as consultorias avulsas, que consistem em um serviço pontual no qual, de acordo com seus objetivos, o empreendedor pode escolher um consultor do time do Movimento Portas Abertas e marcar um horário com ele. O empreendedor então terá uma hora de consultoria para debater questões, tirar dúvidas ou pedir ajuda.

O grande destaque do programa de consultorias está em sua proposta social, uma vez que são disponibilizados grandes nomes do mercado para falar aos micro e pequenos empreendedores por um valor acessível, que não condiz com seu real custo. Para manter os preços baixos, a empresa conta com um sistema em que o valor arrecadado através dos patrocínios é utilizado para subsidiar o serviço prestado.

Planos para 2024

Para 2024 os planos de expansão do Movimento Portas Abertas são ainda mais grandiosos, pretendendo atingir 720 empresas.

Parte da estratégia para alcançar essas metas está no lançamento da Jornada do Empreendedor. O novo serviço será lançado em dezembro e é muito mais completo e abrangente em relação às consultorias avulsas. Nesse programa, o Movimento Portas Abertas fará um acompanhamento anual da empresa contratante do serviço.

Imagem: Envato