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Enfrentando a epidemia de roubo no varejo

O que fazer a respeito é um dos maiores desafios enfrentados pelos varejistas hoje em dia

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roubo no varejo

Em 2023, o Consórcio de Varejo Britânico (BRC) relatou que o roubo no varejo havia aumentado 27% em cidades do Reino Unido ao longo do último ano, custando aos varejistas £1 bilhão por ano. Nos EUA, o encolhimento no varejo aumentou 13,2% entre 2022 e 2023, principalmente como resultado do crime organizado no varejo, de acordo com a NRF. Isso levou 45% dos varejistas a reduzirem o horário de funcionamento, 30% a reduzirem o estoque e 28% a fecharem uma ou mais filiais de lojas. Se não for controlada, a repercussão da crise de encolhimento terá um grande impacto na indústria do varejo no futuro, afetando desde o serviço ao cliente até os níveis de pessoal e a tecnologia usada nas lojas.

Leia também: Crime organizado no varejo se torna um problema crescente nos EUA

Um dos principais obstáculos para lidar com o encolhimento no varejo é que o problema é muito mais complexo do que pode parecer à primeira vista. Desde soluções tecnológicas inadequadas até gangues de criminosos organizados, passando por roubo por funcionários e má gestão de estoque, há uma infinidade de motivos por trás do encolhimento, e alguns podem ser aplicáveis às lojas em algumas regiões e não em outras.

A crise contínua do custo de vida significa que mais pessoas estão roubando por desespero, seja roubando comida para comer ou para financiar um vício. Com a revenda online mais fácil do que nunca, as pessoas também estão roubando como um negócio para vender online e ganhar dinheiro. Uma terceira categoria de ladrões, os “deslizadores”, são consumidores comuns que adicionam itens ao seu carrinho no autocaixa sem escaneá-los para obter um desconto. Ao projetar a jornada do comprador, os varejistas sagazes estão cada vez mais considerando essa jornada do ponto de vista dos possíveis ladrões para ajudar a minimizar o encolhimento, desde a entrada até a navegação pelas prateleiras e saída da loja.

O autocaixa tem sido alvo de uma significativa reação negativa nos últimos meses, com supermercados reduzindo o uso de autoatendimento. Em fevereiro de 2024, a Target anunciou que limitaria o uso do autocaixa em algumas lojas em resposta aos níveis recordes de roubo, enquanto no norte da Inglaterra, a cadeia de supermercados Booths anunciou que removeria os autocaixas de 26 de suas 28 lojas.

No entanto, é difícil prever um retorno a supermercados e lojas atendidas inteiramente por seres humanos. Para melhor ou pior, a tecnologia continuará desempenhando um papel importante no gerenciamento do encolhimento, especialmente para grandes redes. No entanto, os varejistas que oferecem áreas de autocaixa experimentam taxas de encolhimento 18% maiores em média, de acordo com a Extenda Retail, exigindo ação urgente para tornar essas áreas viáveis.

Embora a tecnologia de autocaixa tenha sem dúvida melhorado a conveniência para os clientes e ajudado a reduzir os custos para os varejistas, o fato é que os sistemas atuais estão sujeitos a abusos, oferecendo amplas oportunidades para os clientes escanear incorretamente, inserir itens incorretos e sair sem pagar. Como exploramos anteriormente, alguns varejistas têm procurado fechar essa brecha pedindo aos clientes que escaneiem um recibo para abrir uma porta na saída. A próxima iteração dessa tecnologia de saída aproveita a tecnologia de visão computacional alimentada por IA para escanear todos os itens em um carrinho ou cesto conforme o cliente sai para garantir que tudo tenha sido pago.

Os estudos de caso a seguir delineiam alguns dos mais recentes desenvolvimentos em tecnologia de varejo na prevenção de encolhimento em todo o mundo. Desde a implementação de tecnologia até a reestruturação da jornada do comprador e do design da loja.

SAM’S CLUB

roubo no varejo

Reprodução: GDR

Na CES 2024, o Walmart anunciou planos para uma tecnologia de saída perfeita em suas lojas de atacado Sam’s Club, usando IA e visão computacional para eliminar filas na área de saída.

O sistema ajuda a prevenir o encolhimento sem adicionar atrito adicional para os clientes genuínos, um desenvolvimento útil para os varejistas que buscam navegar nesse delicado equilíbrio.

A inovação visa aprimorar a experiência dos membros nas lojas, simplificando o processo de pagamento, aproveitando tecnologias existentes, como o recurso de checkout móvel Scan & Go. Atualmente em teste em 10 locais nos EUA, a tecnologia confirma os pagamentos sem exigir que os associados verifiquem recibos, atendendo ao feedback dos membros por uma experiência de compra mais rápida e conveniente.

Ao implantar visão computacional e tecnologia digital em arcos azuis grandes e distintivos sobre as saídas, o Sam’s Club visa melhorar a eficiência e liberar membros da equipe para se concentrarem em ajudar os clientes, priorizando a conveniência enquanto ajuda a combater o roubo.

CO-OP

roubo no varejo

Reprodução: GDR

A partir de fevereiro de 2024, a Co-op planeja instalar mais de 200 autocaixas seguros em todo o Reino Unido, devido a um aumento de 44% no crime e roubo no varejo que custou à cadeia £70 milhões em 2023. A nova tecnologia, criada pela empresa de tecnologia de varejo americana Diebold Nixdorf, visa fornecer uma experiência de autoatendimento monitorada.

Os quiosques usam tecnologia de IA para resolver problemas comuns de autoatendimento, como verificação de idade, erros de digitalização e o grande problema de roubo no varejo. O dispositivo usa visão computacional e algoritmos para digitalizar com precisão os produtos, reduzindo o incômodo do consumidor e garantindo que os varejistas sejam pagos corretamente.

As caixas registradoras com IA também são capazes de detectar comportamentos suspeitos e gerar alertas em tempo real que são repassados para equipes de segurança humanas. Cada autoatendimento também será acompanhado por um armário trancado para garrafas de bebidas alcoólicas.

A implementação dessas caixas registradoras é projetada para ser escalável em muitas localizações de lojas. A Co-op espera que a implementação desses quiosques dissuada ladrões e melhore a segurança de suas lojas.

TECNOLOGIAS SPOT

Reprodução: GDR

A startup de IA com sede em El Salvador, Spot Technologies, está desenvolvendo tecnologia que transforma as câmeras de lojas de varejo em um sistema de segurança inteligente capaz de rastrear e analisar comportamentos.

O VisionX usa aprendizado profundo e visão computacional para analisar o comportamento do cliente e reconhecer atos de roubo no varejo. Ele é capaz de detectar gênero, idade, contar pessoas e identificar formações de multidões.

Embora existam concorrentes neste espaço, incluindo SenseTime, BriefCam e AdMobilize, a startup vê a versatilidade e a modularidade como sua principal diferenciação. Em vez de exigir a instalação de todos os novos sistemas, a Spot concentra-se em transformar as câmeras existentes nas lojas em ferramentas avançadas de análise e detecção de roubo.

O Walmart implantou o VisionX em 450 lojas em todo o Chile e planeja expandir para o México em 2024. Em janeiro de 2024, a startup arrecadou $2 milhões em financiamento.

Embora o uso dessa tecnologia esteja se tornando mais comum na América Latina, ela continua sendo ilegal em algumas regiões. Sob as novas leis de IA da UE de 2026, o uso de IA para identificação biométrica será proibido (com algumas exceções para aplicação da lei).

LOWE’S

roubo no varejo

Reprodução GDR

A varejista está testando uma frota de robôs autônomos para evitar crimes e ajudar a prevenir o roubo no varejo.

Desenvolvidos pela empresa de robótica dos EUA, Knightscope, os robôs têm patrulhado estacionamentos em várias lojas nos EUA. Com cinco pés de altura e pesando 400 libras, eles estão equipados com uma variedade de microfones e sensores – incluindo sonar e lidar – permitindo que eles naveguem em seu ambiente e identifiquem problemas potenciais para relatar à equipe de segurança da loja. Os microfones também permitem que as pessoas alertem a segurança usando os robôs.

Os robôs podem reconhecer placas de veículos e dispositivos móveis se essas informações tiverem sido inseridas anteriormente no banco de dados da Lowe’s, dando às equipes de segurança um aviso prévio sobre ladrões que retornam.

O teste vem na esteira de numerosos varejistas soando o alarme sobre a escala do problema, com um estudo de 2022 da NRF relatando que o roubo é agora um problema de $94,5 bilhões para a indústria.

 

Imagem: Envato
Informações: GDR
Tradução: Central do Varejo

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