Comportamento

Como a paternidade reinventou a carreira de empresário

Erick Costa é dono do Lidera Lab, que foi criado após a chegada da primeira filha do empresário, que demandava mais tempo com a família

Published

on

Erick Costa, empreendedor mineiro, começou muito jovem no mundo dos negócios. Aos 19 anos, fundou sua própria agência de comunicação e marketing em Varginha, no Sul de Minas Gerais, que alcançou grandes resultados durante sua jornada. 

“Naquela época, em 2009, ao lado dos meus dois sócios, a percepção era que o mercado estava aberto para o diferente”, conta Erick Costa, CEO do Lidera Lab. Inicialmente, a ideia era oferecer um serviço de comunicação e marketing como as outras empresas do setor, mas os jovens toparam o desafio de fazer o produto e mostrar para o cliente antes de ter participação financeira. Os três se uniram e iniciaram com o que tinham: Erick com uma economia que havia guardado, Renato com o cômodo comercial e o Raphael com um carro. E dessa forma, nasceu a agência.

Após o início árduo para a criação da agência, os trabalhos começaram a se consolidar. Nos dois primeiros meses, o retorno financeiro não veio. Já a partir do terceiro mês, o valor obtido foi de R$ 300,00 (trezentos reais). Apesar de não ter sido muito, uma luz no fim do túnel começou a aparecer.  Erick e os sócios não perderam a fé, continuaram com a constância e com o foco no trabalho. Um cliente foi chamando outro cliente e as coisas começaram a acontecer.

“O começo foi difícil, mas tínhamos coragem e muita força de vontade. Iniciamos em um espaço cedido de, aproximadamente, quatro metros quadrados e que não contava nem com banheiro, e chegamos até uma sede própria com uma estrutura fantástica e muito dinâmica. A agência, que tinha apenas três sócios sonhadores, passou a atender muitos clientes e também a contar com um time de peso”, relembra Erick Costa. 

Erick Costa e sócio no início da carreira. Imagem: Nathália Melo

Reviravolta

Erick compôs a diretoria da agência por quase 15 anos, mas em um momento importante de sua vida precisou recalcular a rota: a chegada da paternidade. A agência cresceu muito e demandava dedicação quase exclusiva. Com a notícia de que seria pai, outras vontades apareceram e ele optou por seguir um novo caminho.

“Quando descobri a gravidez da minha esposa, o meu coração me falou que eu precisava repensar o profissional, já que eu trabalhava muito, mal tinha horário e não media esforços para que todos os projetos saíssem. E, a partir daquele momento, chegaria alguém que dependeria muito de mim, sem dúvidas, o projeto mais importante de todos que já havia criado. Aliás, costumo brincar que o nome Serena foi o projeto de branding mais difícil e valioso que já apresentei, pois, além de ficar durante dois meses negociando com diversos argumentos, é o que vou deixar registrado nessa vida”, relembra Costa. 

Com a chegada da filha, Erick se afastou do trabalho presencial na agência e passou a tentar trabalhar de maneira virtual. Porém, com o tempo, decidiu buscar novos desafios, e começou uma transição da agência para o que seria seu novo projeto: o Lidera Lab.

“O meu último dia na agência foi quando a Serena fez um ano, em 2022. Eu saí sem qualquer clareza do que eu iria fazer à frente, já que o meu objetivo era ter tempo. Mas o curioso é que quatro dias depois eu já estava em uma negociação para criar o que se tornaria a escola de negócios que transforma a educação corporativa, o Lidera Lab”, diz o empresário.

Com sua experiência empresarial e também no mundo da comunicação, Erick viu uma nova possibilidade profissional que poderia conciliar com o momento da paternidade e criou o Lidera Lab. 

“Eu já tinha, há alguns anos, começado a desenhar um projeto para realizar imersões. Eu queria muito fazer um treinamento no Sul de Minas, trazer amigos para palestrar e inspirar pessoas. Aliás, inspirar sempre foi muito o meu propósito, tanto que tenho escrito e marcado em um caderno: inspirar, conectar e transformar, essas são as coisas que nasci para fazer. Mas, com a pandemia, isso esfriou e eu deixei abaixar a poeira. Quando foi em 2022, eu retomei a proposta e o Lidera Lab nasceu. A ideia é futurizar e trazer pessoas que já fizeram grandes transformações para ensinar outras a fazer também”, reforça Erick Costa, CEO do Lidera Lab. 

O Lidera Lab  tornou-se um sucesso e uma referência não só no Sul de Minas, mas também em todo o estado. Pessoas de várias cidades buscam participar das imersões que já contaram com palestrantes do Reclame Aqui, iFood, Xiaomi, Netflix, entre outras marcas renomadas no mercado. Com apenas um ano e meio de vida, já foram mais de 1.400 líderes treinados, 9 imersões presenciais, 3 confrarias, 5 imersões on-line e 7 episódios de podcast.  

Agora, Erick Costa chega à 7ª edição do Lidera Lab, no dia 20 de junho, em Varginha. A imersão será conduzida por Barros, CTO da Falconi.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *