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E-commerce

‘Esquenta’ da Black Friday caiu em relação a 2022, diz pesquisa

Primeiras semanas de novembro mostram queda no faturamento do e-commerce e aumento do ticket médio

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black friday 2023

O e-commerce viu um declínio de 6,7% em seu faturamento nos primeiros 15 dias de novembro, conhecidos popularmente como “esquenta” da Black Friday, registrando R$ 6,92 bilhões, conforme dados da Neotrust, empresa especializada em soluções tecnológicas para o varejo. A análise abrange 2.500 empresas de comércio eletrônico, abarcando todas as formas de pagamento e avaliando aproximadamente 1,5 milhão de pedidos diários.

Nesse mesmo período, o estudo da Neotrust aponta 16,4 milhões de pedidos, marcando uma redução de 13,5% em comparação com o ano anterior, que registrou 19 milhões de pedidos.

A edição deste ano da Black Friday enfrenta desafios distintos. Por um lado, é o primeiro ano sem eventos como pandemia, eleições ou Copa do Mundo, como ocorreu nos últimos três anos; por outro, encontra-se em um contexto com altos níveis de endividamento das famílias, atingindo quase 77%, restrições ao crédito e uma seca histórica na região Norte, afetando a logística das varejistas durante esse período crucial do ano.

Diante desse cenário, os especialistas projetam uma Black Friday com vendas mais moderadas. Até mesmo o volume de fraudes deve diminuir devido à menor quantidade de pedidos.

“Lá atrás, já antecipávamos uma queda nesse balanço parcial. Nos primeiros quatro dias de novembro, a redução era ainda mais expressiva: 20% menos em pedidos e 15% menos em faturamento. Estávamos prevendo uma curva mais equilibrada, porém ainda em declínio para o período pré-Black Friday”, explicou Luis Cambraia, líder de vendas da Neotrust.

Apesar do declínio parcial, a Neotrust prevê um aumento de 12% no faturamento durante a Black Friday propriamente dita, considerando o período entre quinta-feira e domingo desta semana, atingindo R$ 7,99 bilhões, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Outro ponto de destaque é o aumento ligeiro de 8% no valor médio das compras, atingindo R$ 421 nos primeiros 15 dias deste mês. Em 2022, quando o faturamento do e-commerce no mesmo período alcançou R$ 7,42 bilhões, o ticket médio das compras na primeira metade de novembro foi de R$ 390.

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Imagem: Freepik