Economia

EUA impõem tarifa de 10% para o Brasil

Publicado

on

Donald Trump, presidente dos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a imposição de uma tarifa de 10% sobre todas as importações para o país, com taxas mais altas para nações que aplicam barreiras comerciais mais elevadas contra os produtos americanos. A medida entrará em vigor no sábado (5).

A União Europeia classificou a decisão como um “grande golpe para a economia mundial”. A China declarou que haverá retaliação, enquanto a Austrália afirmou que “este não é o ato de um amigo”.

O Brasil será taxado em 10%, a tarifa mínima estabelecida. Outros países que pagarão a mesma tarifa incluem Reino Unido, Singapura, Austrália, Nova Zelândia, Turquia, Colômbia, Argentina, El Salvador, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita.

Na lista de países que enfrentarão tarifas mais elevadas estão a União Europeia (20%), China (54%), Vietnã (46%), Tailândia (36%), Japão (24%), Camboja (49%), África do Sul (30%) e Taiwan (32%).

O governo brasileiro ainda não definiu se tomará medidas de retaliação. Em nota conjunta, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE) afirmaram que “lamentam a decisão tomada pelo governo norte-americano” e que avaliam “todas as possibilidades de ação”, incluindo recorrer à Organização Mundial do Comércio (OMC).

Trump afirmou que os percentuais aplicados ao Brasil são próximos aos cobrados pelo país sobre produtos importados dos EUA. O presidente também disse que, para alguns países como Japão e Vietnã, a tarifa será “aproximadamente metade” do que eles aplicam aos produtos americanos.

“As tarifas não serão totalmente recíprocas. Eu poderia ter feito isso, sim, mas teria sido difícil para muitos países”, declarou Trump. Além das novas tarifas sobre importações, o presidente dos Estados Unidos confirmou a cobrança de uma tarifa de 25% sobre todos os carros estrangeiros a partir de 0h de quinta-feira (3/4), medida que deve impactar principalmente o México.

Continue Reading
Comente aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *