Economia
EUA impõem tarifas de até 100% em setores como móveis e farmacêuticos

Os Estados Unidos aplicarão tarifas setoriais sobre uma série de novos produtos a partir de 1º de outubro (quarta), anunciou o presidente dos Estados Unidos Donald Trump.
Em uma publicação no Truth Social, Trump detalhou planos para impor uma tarifa de 50% sobre armários de cozinha, gabinetes de banheiro e produtos associados, além de uma tarifa de 30% sobre móveis estofados. A medida ocorre após uma “investigação de tarifas” iniciada pela administração Trump em agosto sobre importações de móveis, com previsão de aplicação de tarifas em até 50 dias.
Em outras publicações no Truth Social, Trump também anunciou que imporá uma tarifa de 100% sobre produtos farmacêuticos de marca ou patenteados e uma tarifa de 25% sobre “’Caminhões Pesados (Grandes!)’”. O anúncio ocorre cerca de cinco meses após o Departamento de Comércio iniciar uma investigação da Seção 232 sobre os setores farmacêutico e de caminhões.
Na quinta-feira (25), Trump citou a segurança nacional como justificativa para as tarifas sobre caminhões e móveis. As análises da Seção 232 se concentram em avaliar as implicações de segurança nacional das importações.
O anúncio ocorre no mesmo mês em que a administração Trump ampliou sua lista de setores sob análise da Seção 232. Em 2 de setembro, o Departamento de Comércio iniciou uma investigação sobre importações de equipamentos de proteção individual, equipamentos e dispositivos médicos, além de abrir uma revisão semelhante sobre robótica e maquinário industrial.
A administração Trump já instituiu diversas tarifas usando a Seção 232, incluindo sobre aço e alumínio, bem como sobre carros e autopeças. Enquanto isso, o Departamento de Comércio ainda investiga produtos como semicondutores, que podem resultar em novas tarifas.
Algumas tarifas setoriais específicas foram ajustadas em acordos comerciais e marcos firmados pelos Estados Unidos com parceiros como a União Europeia e o Japão. No entanto, Trump não forneceu detalhes sobre como essas novas tarifas podem impactar tais acordos.
Localmente, as novas tarifas podem afetar mais fortemente os consumidores que estão mobiliando suas casas, bem como construtoras. Uma parcela crescente de móveis, armários de cozinha e gabinetes de banheiro é importada de países como Vietnã, China e Malásia.
Imagem: House Creative Services
Informações: Philip Neuffer para Retail Dive
Tradução livre: Central do Varejo