Franchising

EUA removem tarifas sobre carne, café e outros produtos do Brasil

Publicado

on

produtos

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou na quinta-feira (20) uma ordem executiva que retira tarifas sobre carne bovina, café e outros produtos brasileiros que estavam sujeitos a uma taxa de 40% anunciada em julho.

Trump afirmou que “diversos funcionários” o aconselharam que “certas importações agrícolas do Brasil não devem mais estar sujeitas” à tarifa de 40%, citando como motivo o avanço das negociações comerciais entre os dois países.

A medida vale para importações brasileiras que chegarem aos Estados Unidos a partir de 13 de novembro. De acordo com o documento, empresas que pagaram a tarifa poderão ter direito a reembolso.

Na semana anterior, o governo norte-americano já havia reduzido tarifas sobre carne bovina, café, bananas e outros produtos agrícolas, em meio ao desafio enfrentado por consumidores com os altos preços dos alimentos. A decisão ocorreu um dia depois do anúncio de acordos comerciais recíprocos com Argentina, Guatemala, El Salvador e Equador. Segundo autoridades da administração, esses acordos focam principalmente na ampliação do acesso de produtos norte-americanos aos mercados desses países.

Dados indicam que os preços dos alimentos subiram 3,1% em setembro na comparação anual, enquanto o café torrado registrou alta de quase 19% no mesmo período.

Nota da Abiec

A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) celebrou a decisão de zerar as tarifas adicionais de 40% sobre a carne produzida no Brasil.

“A reversão reforça a estabilidade do comércio internacional e mantém condições equilibradas para todos os países envolvidos, inclusive para a carne bovina brasileira”, afirmou a entidade.

A Abiec declarou ainda que a medida mostra a efetividade do diálogo técnico e das negociações conduzidas pelo governo brasileiro, que contribuíram para um desfecho considerado construtivo e positivo.

“A Abiec seguirá atuando de forma cooperativa para ampliar oportunidades e fortalecer a presença do Brasil nos principais mercados globais”, diz a nota.

Imagem:
Informações: Megan Cerullo para CBS News
Tradução e adaptação: Central do Varejo

Continue Reading
Comente aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *