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Exclusiva: Collabs têm feito cada vez mais sucesso com redes sociais

Gerente de marketing da Cimed explica como foi o processo de criação da parceria com a Fini

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As colaborações — ou collabs — têm feito cada vez mais sucesso no mundo das grandes marcas. Diversos exemplos estouraram nos últimos tempos, como Beyoncé com Adidas, lançando a Ivy Park, e Carmed lançando hidratantes labiais com a Fini.

Collabs são iniciativas em conjunto entre duas marcas, ou uma marca e um influencer. Nesse sentido, os dois grupos envolvidos criam um produto, ou linha, que carrega os dois nomes.

Fernando Sodré, gerente de marketing da Cimed, em entrevista para a Central do Varejo, explica as vantagens das collabs. “O co-branding é uma grande tendência no mercado e traz resultados positivos para ambas as marcas. Agrega valor para os envolvidos, alcança um maior público e ainda possibilita a transferência de valor de uma marca para outra. É fundamental escolher bem a marca com quem estabelecer uma collab para garantir que essa sinergia ocorra.”

Entre as vantagens de fazer uma collab, estão a expansão do público de todos os envolvidos, aproximação da marca com o público, e o aproveitamento dos valores de uma marca para reforçar os da outra. “Estratégias em collabs geram grande buzz e essas oportunidades nos permitem captar a atenção em momentos estratégicos, atraindo novos consumidores para as farmácias”, afirma Sodré.

Além disso, as collabs costumam ser feitas em edição limitada, o que incentiva os consumidores a comprar rápido, e a esgotar o produto.

Bruno Astolfi, gerente de marketing do Grupo Leonora, explica a relação das collabs com geração de valor para as marcas: “A geração de valor vai determinar o sucesso ou não. Os consumidores, principalmente da geração Z e Alpha, estão buscando empresas que tenham produtos inovadores, ambientalmente responsáveis, que lidam bem com seus trabalhadores, certificadas, que não testam animais, e claro, com preço bom.”

O Grupo Leonora, uma das maiores distribuidoras de produtos de papelaria do Brasil está lançando também uma collab com a Fini, com marca texto e borrachas com cheirinho de bala.

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Quando ao futuro das collabs, Astolfi comenta: “As collabs devem continuar em alta com certeza, ainda mais em um mundo de Tiktokers, onde a gente consome cada vez mais informação de diferentes formas. Antes, os pontos de contato entre marcas eram somente a televisão, e agora é multiplataforma”.

Algumas collabs que fizeram sucesso:

Olivia Rodrigo e Stanley

Imagem: Divulgação/Stanley

A colaboração entre a cantora Olivia Rodrigo e a marca Stanley foi um sucesso, unindo a energia jovem de Olivia com a reputação da Stanley por produtos duráveis. A iniciativa trouxe garrafas térmicas personalizadas com referências ao estilo da artista, conquistando tanto fãs da música quanto consumidores de produtos de lifestyle. O design inovador e as cores vibrantes das garrafas refletem a personalidade de Olivia, tornando essa collab uma febre entre os jovens.

Carmed e Fini

Cartaz de promoção da Carmed e Burker King

Imagem: Divulgação/Burger King

A collab entre Carmed, marca de hidratantes labiais da Cimed, e a Fini, famosa por seus doces coloridos, trouxe uma combinação única de cuidado e diversão. A parceria resultou em embalagens especiais de hidratantes labiais com o tema das balas Fini, misturando sabores e cores vibrantes que remetem aos doces mais populares da marca. Essa união foi pensada para atrair um público jovem e descolado, ampliando o alcance da Carmed ao associar seus produtos ao mundo divertido da Fini.

Sodré contou, em entrevista para a CV, como foi o processo para a criação da parceria: “Lançamos Carmed em 2015 e sabíamos do imenso potencial do produto. Em reunião de brainstorming sobre diversos produtos, Juliana Felmanas, que na época era responsável por inovação e novos negócios na Cimed, trouxe a ideia de uma colaboração com a Fini, que tinha tudo a ver com o nosso público e também potencializava os diferenciais de Carmed, provocar sensações únicas nos nossos consumidores, desde a forma e design das embalagens, passando por sabores e cores.”

A collab fez tanto sucesso, que se tornou um dos assuntos mais comentados nas redes sociais na época. “Aí surgiu o que seria nosso grande sucesso, onde juntamos a hidratação profunda diária que o consumidor já conhece, com a marca de balas mais querida do Brasil em uma collab desejo”, conclui o gerente de marketing.

Kate Spade e Heinz 

Reprodução Kate Spade New York

A colaboração entre a marca de moda Kate Spade e a Heinz surpreendeu o público ao combinar o glamour da moda com o universo gastronômico. A collab resultou em uma edição limitada de frascos de ketchup com designs exclusivos inspirados nas estampas icônicas de Kate Spade. Essa parceria trouxe um toque de elegância a um produto do dia a dia, destacando a versatilidade da marca de moda e reforçando a identidade premium da Heinz.

Havaianas e Farm

A recente collab entre Havaianas e Farm trouxe uma fusão vibrante e tropical das duas marcas icônicas brasileiras, celebrando o verão com uma linha de produtos que exalam cores vivas e estampas exuberantes. Inspirada na flora e fauna brasileiras, a coleção inclui chinelos, sandálias, e acessórios que capturam o espírito alegre e descontraído das duas marcas. A parceria destaca a essência do estilo carioca, com peças que são tanto confortáveis quanto fashion, unindo a tradição da Havaianas com a criatividade e o frescor da Farm.

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