Operação
Farmácias ampliam papel e viram ponto de conveniência
As farmácias vêm se estabelecendo como locais estratégicos para compras rápidas do dia a dia, ampliando seu papel para além da venda de medicamentos. É o que aponta um estudo da Neogrid, realizado em parceria com o Opinion Box. Segundo o levantamento, 61% dos entrevistados afirmam adquirir nas drogarias produtos como cosméticos, itens de higiene e alimentos.
Entre os itens mais comprados estão produtos de higiene (74,8%) e cosméticos de cuidados pessoais (72%). Na sequência aparecem vitaminas e suplementos (56%), produtos infantis como fraldas e papinhas (26,5%), snacks e bebidas (23,9%) e produtos para pets (7,4%).
“Esse movimento reforça que as drogarias e farmácias se consolidam como pontos de conveniência na rotina do consumidor, que busca praticidade para resolver várias demandas em um só lugar. Estamos observando uma tendência que deve se acelerar: as pessoas não têm mais tempo a perder e querem otimizar suas saídas”, afirma Christiane Cruz Citrângulo, diretora-executiva de Supply Chain e Execução do Varejo na Neogrid.
O estudo também mostra como os consumidores avaliam a experiência de compra nesses estabelecimentos. Para 48,8% dos entrevistados, a experiência é equivalente à de supermercados. Outros 25,5% relatam que é superior, enquanto 13,5% a consideram inferior e 12,2% não souberam responder.
Embora os supermercados continuem sendo os principais locais de abastecimento do lar, o levantamento indica que as farmácias ganham espaço por oferecer rapidez e acessibilidade. Para parte dos consumidores, a experiência de compra já é igual ou superior à do supermercado, ampliando o potencial das drogarias como concorrentes diretas em determinadas categorias.
A pesquisa foi realizada online entre 25 de julho e 5 de agosto de 2025, com 1.000 participantes de todas as regiões do Brasil, pertencentes a diferentes classes sociais e com idade acima de 16 anos. Todos os entrevistados são responsáveis ou parcialmente responsáveis pelas compras da casa.
Imagem: Envato
