Economia
Faturamento do varejo cresce 6% em maio, segundo índice
De acordo com o Índice de Performance do Varejo (IPV), elaborado pela HiPartners, o mês de maio, tradicionalmente impulsionado pelo dia das mães, teve registro de expansão tanto no fluxo de consumidores quanto no faturamento das lojas físicas no varejo.
O desempenho foi positivo em diferentes formatos de operação. As lojas de shopping centers registraram crescimento de 6% no fluxo de visitação e 6% no faturamento, enquanto as lojas de rua também mostraram avanço, com aumento de 4% no fluxo e 5% nas vendas em relação a maio de 2024.
Em relação às regiões brasileiras, o faturamento do varejo físico brasileiro avançou 5%, com destaque para o Nordeste (9%) e o Centro-Oeste (7%). As demais regiões também tiveram resultados positivos, com 5% no Sudeste, 4% no Sul e uma alta sutil de 0,1% no Norte.
Mesmo nas regiões onde o fluxo de consumidores apresentou retração, como Sul, Sudeste e Centro-Oeste, o faturamento seguiu sólido, impulsionado pelo aumento do ticket médio e por operações mais eficientes.
“Os resultados de maio mostram como o varejista brasileiro sabe reagir. Mesmo com a redução no volume de vendas, o faturamento cresceu, reflexo de uma gestão mais estratégica, com foco em ticket médio e ações bem planejadas. Quem se antecipou e ajustou a operação, colheu os frutos. A boa performance das lojas físicas reforça o valor da experiência no ponto de venda, especialmente em datas com apelo emocional como o Dia das Mães”, enfatiza Henrique Carbonell, sócio-fundador da F360, empresa responsável por originar os dados da pesquisa.
O ticket médio também apresentou crescimento de 4,8% em maio de 2025 em comparação com o mesmo período do ano anterior, impulsionado pelo bom desempenho de diferentes segmentos. Nas lojas de rua, o avanço foi de 4,6%, enquanto nos shopping centers o crescimento foi ainda mais expressivo, atingindo 5,6%. Na análise regional, os destaques ficaram com o Nordeste (6,8%) e o Centro-Oeste (5,8%). O Sudeste teve alta de 4,9%, seguido pelo Norte (3,1%) e pelo Sul (1,2%).
Varejo no dia das mães
Durante a semana que antecedeu a data, uma das mais esperadas no varejo, o fluxo de consumidores nas lojas físicas cresceu expressivos 25,5% em comparação com o mesmo período de 2024. No sábado anterior ao dia das mães, o aumento foi de 13%.
Esses resultados demonstram que, apesar da queda no número de vendas, o faturamento seguiu em alta, com crescimento de 5,93% na semana e 6,03% no sábado, o que resultou em um ticket médio mais elevado.
“Observamos que, mesmo com a redução no fluxo de consumidores nos shoppings, o gasto médio por compra teve um crescimento expressivo. Isso sinaliza um comportamento mais consciente e direcionado para produtos de maior valor agregado, especialmente nas compras de Dia das Mães. O resultado reforça uma tendência de consumo mais seletivo, em que o consumidor realiza menos compras, mas com tíquetes mais altos, priorizando qualidade, relevância e uma experiência mais significativa”, destaca Flávia Pini, sócia da HiPartners.
Imagem: Envato