Franchising
Franchising cresce 13,8% e chega a R$ 240,661 bilhões em 2023
Setor supera expectativas, aumenta no volume de operações, de empregabilidade e cresce em todos os setores
De acordo com a mais recente pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF), em coletiva de imprensa nesta quinta-feira, o mercado brasileiro de franquias consolidou sua recuperação pós-pandemia e voltou a crescer em 2023, superando as expectativas. O faturamento atingido foi de R$ 240,661 bilhões, variação nominal 13,8% em relação a 2022 e, portanto, acima das projeções que apontavam um crescimento entre 9,5% e 12%. Em relação a 2019 (pré-pandemia), o crescimento foi de 28,9%. Dentre outros fatores, este desempenho foi alavancado pelo forte resultado no 4º trimestre de 2023, quando o setor registrou um crescimento nominal no faturamento de 14,2% (R$ 63,8 bilhões para R$ 72,878 bilhões).
Além da melhora do quadro macroeconômico (com a inflação menor, retomada do emprego e PIB positivo), a ABF atribui este desempenho às melhores práticas e aprendizados aprimorados nos últimos anos (tanto em relação a processos, como no relacionamento com consumidores e dentro da rede), ao avanço da digitalização em várias frentes (a realização de negócios totalmente online já faz parte do dia a dia das franquias), à omnicanalidade e à adoção de novos formatos, em um ambiente de atividades e hábitos presenciais (e híbridos) consolidado, com destaque para eventos e a retomada do turismo.
Para o presidente da ABF, Tom Moreira Leite, “esses resultados mostram a capacidade de adaptação do setor, principalmente em relação à digitalização e ao ajuste de modelos de negócio. De outro lado, o desejo do consumidor por atividades sociais, principalmente eventos, encontros e confraternizações, movimentou o setor de forma geral, mas principalmente na Alimentação e no Turismo. A capacidade de levar os mais diferentes serviços a diversas regiões do País também merece ser destacada. Não por acaso, cada vez mais marcas consideram o franchising como uma forma mais ágil e organizada de escalar seus negócios”.
O executivo pondera que alguns desafios, porém, permanecem, entre eles: equacionar os compromissos da pandemia, a pressão de custos, a dificuldade no acesso a crédito, a complexidade do ambiente de negócios no Brasil e dificuldades na contratação de mão de obra qualificada. “Por isso, a urgência de avançarmos na agenda de reformas, sendo o novo sistema tributário brasileiro o nosso foco, de forma que ele atenda às necessidades de um setor intensivo em mão de obra, que qualifica e requalifica o entrante no mercado de trabalho, assim como os que já estão inseridos nele. Defendemos também o reajuste do teto do Simples Nacional, de forma que o setor continue a gerar cada vez mais empregos e renda”, disse o presidente da ABF.
Unidades e redes aumentam
O número total de operações no Brasil em 2023 atingiu 195.862, o que é 6,2% a mais do que no ano anterior. Novas marcas continuam adotando o franchising como plataforma de negócios, com um total de 3.311 redes de franquia identificadas (crescimento de 7,6%), um recorde no histórico de pesquisas da ABF. Com isso, a média de unidades por rede foi de 59.
A taxa média de abertura de novas operações na amostra alcançou 17,3% no ano passado – ante 14,9% em 2022 – e 5,9% das operações fecharam (um pouco menos do que no ano anterior, que foi de 6%), resultando num saldo positivo de 11,4%, acima dos 9,8% de 2022.
“Como as pesquisas indicam, o empreendedorismo continua em alta no Brasil e o franchising é um caminho mais pavimentado e rápido para quem deseja investir, ainda mais se for o primeiro negócio. Cabe ressaltar também a grande variedade de opções no mercado e o aprofundamento dos planos de expansão e a diversidade de formatos, de maneira a se adaptar a diferentes situações. A fim de apoiar esse movimento, lançamos duas plataformas de capacitação, o ABF Academy e o Portal Parceria ABF e Sebrae, para facilitar a transmissão de conhecimento para indivíduos interessados em franquias e franqueados em diferentes estágios do negócio. A parceria com o Sebrae prevê ainda o apoio mútuo em feiras e reuniões de negócios e de franquias ao longo do ano”, afirma o presidente da ABF.
Empregabilidade no franchising
Tendo em vista a expansão do volume de unidades e de redes, o setor de franquias segue empregando diretamente mais pessoas. De acordo com o balanço do franchising em 2023, o número de trabalhadores diretos subiu de 1.589.276 para 1.701.726, um crescimento de 7,1% em relação ao ano anterior. O levantamento também aponta que cada unidade de franquia gera, em média, nove empregos diretos.
Segmentos
Todos os 11 segmentos do franchising cresceram acima de 9% em 2023 frente ao ano anterior, indica a pesquisa da ABF.
Alimentação – Food Service se destacou com alta de 17,9%, beneficiada pela forte retomada da vida social da população, especialmente dos pontos físicos, continuidade da venda por delivery como faturamento incremental, novos modelos e formatos focados em conveniência, tecnologia com foco em aumento da produtividade e à alta do tíquete médio.
Saúde, Beleza e Bem-Estar vem em seguida, com crescimento de 17,5%, justificado pela tendência da saudabilidade e o bom desempenho dos segmentos de clínicas de estética, odontologia, óticas e farmácias.
O terceiro maior avanço ficou com Hotelaria e Turismo (16,4%), também beneficiado pela forte retomada das viagens, do aumento do tíquete médio das viagens aéreas, da demanda reprimida, pelo retorno de eventos e lazer e novos formatos de operação via franquia.
Projeções para 2024
As projeções da ABF para o franchising em 2024 são de um faturamento 10% maior, de expansão das operações em 5,5%, das redes em 5%, e uma alta também de 5,5% no número de empregos diretos.
De acordo com o presidente da entidade, “os números do balanço do setor de franquias em 2023 reforçam a trajetória positiva de nosso setor, o aprimoramento da gestão dos negócios, os ganhos de eficiência que geram melhores resultados, refletidos também nas melhores práticas do setor e no franchising íntegro. Cumprindo sua missão de representante oficial do setor de franquias brasileiro, a ABF continuará defendendo-o, acompanhando a regulamentação da reforma tributária no Congresso Nacional, atenta e atuante para que haja um melhor ambiente de negócios no Brasil, que valorize o empreendedorismo e, com isso, facilite o caminho para desenvolvimentos ainda maiores”, completa o presidente da entidade.
Outro ponto levantado na coletiva de imprensa é a intenção da ABF de continuar o processo de internacionalização de franquias em 2024. Para isso, a associação renova seu convênio com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
Imagem: Envato