Franchising

Franchising cresce 13,8% e chega a R$ 240,661 bilhões em 2023

Setor supera expectativas, aumenta no volume de operações, de empregabilidade e cresce em todos os setores

Published

on

Foto do palco em evento presencial de apresentação de dados da ABF em São Paulo.

Evento presencial de apresentação de dados da ABF franchising. São Paulo. Créditos: Adriana Tomaz

De acordo com a mais recente pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF), em coletiva de imprensa nesta quinta-feira, o mercado brasileiro de franquias consolidou sua recuperação pós-pandemia e voltou a crescer em 2023, superando as expectativas. O faturamento atingido foi de R$ 240,661 bilhões, variação nominal 13,8% em relação a 2022 e, portanto, acima das projeções que apontavam um crescimento entre 9,5% e 12%. Em relação a 2019 (pré-pandemia), o crescimento foi de 28,9%. Dentre outros fatores, este desempenho foi alavancado pelo forte resultado no 4º trimestre de 2023, quando o setor registrou um crescimento nominal no faturamento de 14,2% (R$ 63,8 bilhões para R$ 72,878 bilhões).

Além da melhora do quadro macroeconômico (com a inflação menor, retomada do emprego e PIB positivo), a ABF atribui este desempenho às melhores práticas e aprendizados aprimorados nos últimos anos (tanto em relação a processos, como no relacionamento com consumidores e dentro da rede), ao avanço da digitalização em várias frentes (a realização de negócios totalmente online já faz parte do dia a dia das franquias), à omnicanalidade e à adoção de novos formatos, em um ambiente de atividades e hábitos presenciais (e híbridos) consolidado, com destaque para eventos e a retomada do turismo.

gráfico de colunas do faturamento do franchising.

Para o presidente da ABF, Tom Moreira Leite, “esses resultados mostram a capacidade de adaptação do setor, principalmente em relação à digitalização e ao ajuste de modelos de negócio. De outro lado, o desejo do consumidor por atividades sociais, principalmente eventos, encontros e confraternizações, movimentou o setor de forma geral, mas principalmente na Alimentação e no Turismo. A capacidade de levar os mais diferentes serviços a diversas regiões do País também merece ser destacada. Não por acaso, cada vez mais marcas consideram o franchising como uma forma mais ágil e organizada de escalar seus negócios”. 

O executivo pondera que alguns desafios, porém, permanecem, entre eles: equacionar os compromissos da pandemia, a pressão de custos, a dificuldade no acesso a crédito, a complexidade do ambiente de negócios no Brasil e dificuldades na contratação de mão de obra qualificada. “Por isso, a urgência de avançarmos na agenda de reformas, sendo o novo sistema tributário brasileiro o nosso foco, de forma que ele atenda às necessidades de um setor intensivo em mão de obra, que qualifica e requalifica o entrante no mercado de trabalho, assim como os que já estão inseridos nele. Defendemos também o reajuste do teto do Simples Nacional, de forma que o setor continue a gerar cada vez mais empregos e renda”, disse o presidente da ABF. 

Unidades e redes aumentam

O número total de operações no Brasil em 2023 atingiu 195.862, o que é 6,2% a mais do que no ano anterior. Novas marcas continuam adotando o franchising como plataforma de negócios, com um total de 3.311 redes de franquia identificadas (crescimento de 7,6%), um recorde no histórico de pesquisas da ABF. Com isso, a média de unidades por rede foi de 59.

A taxa média de abertura de novas operações na amostra alcançou 17,3% no ano passado – ante 14,9% em 2022 – e 5,9% das operações fecharam (um pouco menos do que no ano anterior, que foi de 6%), resultando num saldo positivo de 11,4%, acima dos 9,8% de 2022. 

“Como as pesquisas indicam, o empreendedorismo continua em alta no Brasil e o franchising é um caminho mais pavimentado e rápido para quem deseja investir, ainda mais se for o primeiro negócio. Cabe ressaltar também a grande variedade de opções no mercado e o aprofundamento dos planos de expansão e a diversidade de formatos, de maneira a se adaptar a diferentes situações. A fim de apoiar esse movimento, lançamos duas plataformas de capacitação, o ABF Academy e o Portal Parceria ABF e Sebrae, para facilitar a transmissão de conhecimento para indivíduos interessados em franquias e franqueados em diferentes estágios do negócio. A parceria com o Sebrae prevê ainda o apoio mútuo em feiras e reuniões de negócios e de franquias ao longo do ano”, afirma o presidente da ABF. 

Empregabilidade no franchising

Tendo em vista a expansão do volume de unidades e de redes, o setor de franquias segue empregando diretamente mais pessoas. De acordo com o balanço do franchising em 2023, o número de trabalhadores diretos subiu de 1.589.276 para 1.701.726, um crescimento de 7,1% em relação ao ano anterior. O levantamento também aponta que cada unidade de franquia gera, em média, nove empregos diretos.

Segmentos

tabela de segmentos da abf franchising

Todos os 11 segmentos do franchising cresceram acima de 9% em 2023 frente ao ano anterior, indica a pesquisa da ABF. 

Alimentação – Food Service se destacou com alta de 17,9%, beneficiada pela forte retomada da vida social da população, especialmente dos pontos físicos, continuidade da venda por delivery como faturamento incremental, novos modelos e formatos focados em conveniência, tecnologia com foco em aumento da produtividade e à alta do tíquete médio. 

Saúde, Beleza e Bem-Estar vem em seguida, com crescimento de 17,5%, justificado pela tendência da saudabilidade e o bom desempenho dos segmentos de clínicas de estética, odontologia, óticas e farmácias. 

O terceiro maior avanço ficou com Hotelaria e Turismo (16,4%), também beneficiado pela forte retomada das viagens, do aumento do tíquete médio das viagens aéreas, da demanda reprimida, pelo retorno de eventos e lazer e novos formatos de operação via franquia. 

Projeções para 2024

As projeções da ABF para o franchising em 2024 são de um faturamento 10% maior, de expansão das operações em 5,5%, das redes em 5%, e uma alta também de 5,5% no número de empregos diretos. 

De acordo com o presidente da entidade, “os números do balanço do setor de franquias em 2023 reforçam a trajetória positiva de nosso setor, o aprimoramento da gestão dos negócios, os ganhos de eficiência que geram melhores resultados, refletidos também nas melhores práticas do setor e no franchising íntegro. Cumprindo sua missão de representante oficial do setor de franquias brasileiro, a ABF continuará defendendo-o, acompanhando a regulamentação da reforma tributária no Congresso Nacional, atenta e atuante para que haja um melhor ambiente de negócios no Brasil, que valorize o empreendedorismo e, com isso, facilite o caminho para desenvolvimentos ainda maiores”, completa o presidente da entidade.

Outro ponto levantado na coletiva de imprensa é a intenção da ABF de continuar o processo de internacionalização de franquias em 2024. Para isso, a associação renova seu convênio com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

Imagem: Envato

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *