Colunistas
Franchising é…

Recentemente, fui convidado a escrever um pequeno texto para contribuir com o capítulo de um livro intitulado: “FRANCHISING É… Inspirações do Sistema de Franquias”, uma série VC.AUTOR, com diversos profissionais envolvidos com varejo e franquias, alguns dos quais tenho admiração e respeito, com prefácio de Caito Maia, fundador da Chilli Beans.
Tenho certeza de que cada um dos colaboradores se esforçou para traduzir o que o franchising significa para si e colocar isso em palavras no papel.
Da minha parte, resolvi não pensar nem refletir muito e escrever a primeira definição que me veio à cabeça, a primeira lembrança do que o franchising representa para mim. E então escrevi:
FRANCHISING É… UMA ESCOLA DE EMPREENDEDORISMO
Vou compartilhar aqui o capítulo que escrevi no livro, e também alguns insights de colegas com os quais me identifico.
“Uma escola de empreendedorismo”: essa é a melhor definição que consigo traduzir quando penso em franchising.
Todos os stakeholders envolvidos no franchising, seja a franqueadora, com seus colaboradores ou executivos; o franqueado e suas respectivas equipes; os fornecedores do sistema; os consultores (de marketing, jurídico, técnicos), sem exceção, aprendem continuamente com o sistema de franquias por meio da troca frequente de conhecimento, descrito em manuais, eventos, treinamentos, reuniões, convenções e nas diversas interações que o modelo de negócios permite e incentiva.
O que se aprende em uma unidade ou em uma rede mais madura pode servir de aprendizado para uma rede iniciante, pois a essência do franchising está na transferência de know-how. E isso transborda para todos os envolvidos no setor, especialmente entre os franqueados, que aprendem com a franqueadora, mas, com o tempo, aprendem tanto quanto (ou mais) com seus pares franqueados, criando uma comunidade de aprendizado com um círculo virtuoso e de evolução constante.
Seja como franqueado ou de forma independente no futuro, o franchising serviu de escola para empreendedores de diversos setores em todo o Brasil.
Eu, particularmente, conheço franqueados que se tornaram multiempreendedores, com negócios nas áreas de tecnologia, consultoria, varejo e até mesmo outras redes de franquias, que surgiram a partir de franqueados dos mais diversos segmentos. Conheço profissionais que atuavam como colaboradores em franqueadoras, que cresceram e se desenvolveram e também se tornaram empresários — com consultorias, tornando-se franqueados, criando franqueadoras ou negócios independentes, também em segmentos diversos. Conheço fornecedores do sistema que resolveram abrir franquias ou, após entenderem o modelo de negócios, também desenvolveram redes de franquia a partir desse aprendizado.
Ou seja, o franchising respira empreendedorismo. Todos aprendem dentro do sistema, e esse aprendizado gera diversos negócios. O ecossistema se renova constantemente. Por esse motivo, eu batizo o franchising como uma “escola de empreendedorismo”.
Seguem algumas definições do livro que fazem sentido para mim também:
FRANCHISING É… um sistema de crescimento compartilhado, onde conhecimento, marca e propósito se alinham para acelerar resultados.
(Américo José da Silva Filho)
FRANCHISING É… uma via de mão dupla entre marcas e pessoas.
(André Belz)
FRANCHISING É… uma forma de empreender com menos incerteza, mas não com menos esforço.
(Beno Krivkin)
FRANCHISING É… uma ponte segura entre o sonho de empreender e a capacidade de escalar negócios com consistência, mitigando riscos de um modelo de negócios testado.
(Bruno Eloel Arena)
FRANCHISING É… cooperar, construir juntos e ter humildade para escutar.
(Caito Maia)
FRANCHISING É… quando empreender é aprender.
(Claudia Vobeto)
FRANCHISING É… uma metodologia maravilhosa que transforma histórias, sonhos e destinos.
E você, tem sua própria definição de FRANCHISING?
Se sim, não pense muito. Escreva rápido e compartilhe conosco (e com todos à sua volta).
Imagem: ChatGPT
Leia também: No FRANCHISING, o tal “ALINHAMENTO DE EXPECTATIVAS” precisa de REALINHAMENTO
*Ivan Ferreira é COO da Holding de franquias Japp, de João Appolinário, com as marcas de franquias Decor Colors, Polishop, Mega Studio, Wise Home e outras. É consultor de franquias e varejo com MBA de franquias da FIA/ABF, além de especialista em análise de franqueabilidade e canais, formatação e gestão. Master Franqueado de uma rede de açaí, também já contribuiu com os Comitês de BI, Moda, Food Service e Expansão da ABF.