Connect with us

Operação

Frete é 341% mais caro no Norte, em relação ao Sudeste

Pesquisa mostra que valor do frete em regiões como Sul e Sudeste é mais barato que em outras regiões

Published

on

Prateleiras altas cheias de caixas em galpão, remetendo à logistica; frete

O avanço do comércio eletrônico no Brasil traz consigo um desafio considerável: o custo do frete, questão especialmente significativa para os residentes das regiões Norte e Nordeste do país. 

Uma pesquisa recente realizada pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) revelou que, em termos de eficiência e custo, as regiões Sudeste e Sul lideram, seguidas pelo Centro-Oeste, Nordeste e Norte. No extremo Norte, a discrepância no valor do frete pode alcançar uma alarmante variação de até 341% em comparação com a região Sudeste.

Claudio Dias, CEO da Magis5, um hub de integração com marketplaces, destaca que empreendedores que negligenciam essas regiões do país estão perdendo valiosas oportunidades de expansão e crescimento.

“Os fretes são uma grande barreira para quem compra no Norte e Nordeste. Essa diferenciação de preço frustra os consumidores. Além disso, o tempo de espera é muito superior em relação às compras realizadas no Sul e Sudeste”, observa Dias.

Para se destacar nessas regiões, Claudio Dias sugere que os vendedores invistam no envio de produtos para os centros de distribuição dos marketplaces, como o Mercado Livre, um dos maiores e mais abrangentes marketplaces da América Latina e parceiro da Magis5, que está ampliando continuamente sua presença em diferentes áreas do país.

“Dentro da nossa base de vendedores, temos parceiros com origem no Nordeste, destacando-se cidades como Salvador e Maceió, ambos com mais de 2500 pedidos por mês”, esclarece Dias.

Outra estratégia eficaz é estabelecer parcerias com transportadoras para alcançar de maneira mais eficiente os vendedores que atuam nas regiões Sul e Sudeste.

Além disso, a comunicação assertiva nas redes sociais pode ser uma ferramenta valiosa para criar conteúdos de marketing direcionados, informando os clientes dessas regiões sobre a oferta de frete grátis e fornecendo detalhes claros sobre os prazos de entrega. Essa abordagem, temporariamente limitada, pode gerar um senso de urgência e engajamento entre os consumidores.

“Dentro do cenário de constante expansão do comércio eletrônico, compreendemos o imenso potencial de crescimento nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. O investimento contínuo na logística dessas áreas, impulsionado por grandes marcas e marketplaces, oferece vastas oportunidades de crescimento. Estamos comprometidos em auxiliar os vendedores dessas regiões por meio de soluções logísticas e estratégicas”, conclui Dias.

Prateleiras altas cheias de caixas em galpão, remetendo à logistica; frete

Imagem: