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Futuro do varejo de luxo é revelado na NRF 2024
Transformação digital e a busca por uma experiência personalizada e autêntica norteiam o futuro do varejo de luxo
No terceiro dia do Big Show da NRF, 16, a keynote session “The evolution of the luxury experience”, com o CEO da Saks, revelou estratégias para a evolução do varejo de luxo. Com insights valiosos sobre a construção de relacionamentos duradouros e significativos, Marc Metrick destacou a importância de inovações na abordagem do varejo global.
A transformação do modelo de negócios da Saks foi usada como exemplo, especialmente a inversão estratégica para priorizar as vendas online. Operando como uma empresa independente de e-commerce, a marca tem liderado inovações para elevar a experiência de compra para os consumidores de luxo, seguindo uma estratégia semelhante à adotada no início do século 20.
Os números impressionam com mais de 100% de aumento nas vendas online e um aumento de 5.5 vezes na aquisição de clientes desde 2019, e demonstram a resiliência da Saks no cenário pós-pandêmico. A marca não apenas se adaptou ao novo mundo, mas também prosperou, adquirindo novos clientes por meio de canais digitais.
A discussão sobre o direcionamento dos consumidores de luxo e as plataformas de revenda trouxe à tona a importância de focar nos consumidores emergentes, capazes de adquirir produtos de luxo, mas que podem não ter recursos para fazê-lo em todas as categorias.
O empresário também abordou a resiliência dos consumidores de luxo diante das pressões externas, destacando a necessidade contínua de inovação e adaptação. Ainda ressaltou a importância de equilibrar eficiência e personalização por meio do uso de inteligência artificial: “O desafio é encontrar o equilíbrio certo na utilização da IA, garantindo uma experiência personalizada sem comprometer a privacidade do cliente.”
Ao encerrar a apresentação, Metrick enfatizou o compromisso contínuo da Saks em oferecer uma experiência única, buscando antecipar as necessidades dos consumidores. A adaptação constante e a busca por uma conexão significativa com os clientes são os alicerces sobre os quais a Saks constrói seu futuro no competitivo cenário do varejo de luxo: “Queremos criar um relacionamento profundo e significativo com o cliente, crescendo com eles ao longo do tempo”.
*Fabiana Hamada – Delegação Goakira Omnibiz para Central do Varejo
A missão NRF 2024 é uma realização da Goakira Omnibiz, com co-realização da Wake e apoio estratégico da TOTVS e TecBan.
Imagens: José Fugice