Operação
GameStop fechará “número significativo” de lojas e investirá em bitcoin

A GameStop anunciou nesta terça-feira que seu conselho votou unanimemente a favor da adição do bitcoin como ativo de reserva de tesouraria. A empresa também está se preparando para fechar um “número significativo” de lojas ainda este ano, segundo um documento protocolado na Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC).
A varejista divulgou seus resultados do quarto trimestre nesta quarta-feira. Com uma semana a menos no período em comparação ao ano passado, as vendas líquidas caíram 28,5%, totalizando US$ 1,3 bilhão, enquanto o lucro líquido mais que dobrou, atingindo US$ 131 milhões.
A GameStop está se preparando para reduzir novamente sua presença física, após fechar quase 600 lojas nos EUA no ano passado. A empresa ainda não especificou quais lojas serão fechadas nesta nova rodada.
Em fevereiro, a GameStop contava com cerca de 2.300 lojas nos Estados Unidos. No outono passado, a empresa informou que estava realizando uma revisão para otimização das lojas e alertou que os fechamentos poderiam se acelerar.
A GameStop também vem encerrando algumas de suas operações internacionais. Em 2023, saiu da Irlanda, Suíça e Áustria; e em 2024 fechou as operações na Alemanha e vendeu sua subsidiária na Itália. Neste ano, a empresa afirmou que está buscando vender suas operações na França e no Canadá.
Enquanto isso, a GameStop declarou que uma parte de seu caixa ou futuras emissões de dívida e ações poderá ser investida em bitcoin. A empresa não estabeleceu um limite máximo para a quantidade de bitcoin que poderá acumular e poderá vender qualquer quantia da criptomoeda adquirida, conforme consta no documento enviado à SEC.
Mais adiante no mesmo documento, a empresa destacou os riscos potenciais relacionados ao investimento, afirmando que o bitcoin é “um ativo altamente volátil e que já passou por flutuações significativas de preço ao longo do tempo. Nossa estratégia com bitcoin ainda não foi testada e pode não ser bem-sucedida.”
No início de fevereiro, o CEO da GameStop, Ryan Cohen, publicou uma foto sua na plataforma X (antigo Twitter) ao lado do ex-CEO da MicroStrategy e defensor do bitcoin, Michael Saylor. Nesta terça-feira, Saylor compartilhou a mesma imagem com a mensagem “Bem-vindo ao Time Bitcoin” e marcou Cohen.
Imagem: Daphne Howland
Informações: Kaarin Moore para Retail Dive
Tradução livre: Central do Varejo