Inovação

Gap firma parceria de inteligência artificial com o Google

Publicado

on

Gap

A Gap Inc. pretende impulsionar eficiência e inovação em sua operação com o uso de tecnologias de IA baseadas em nuvem fornecidas pelo Google.

A gigante do varejo de moda firmou uma parceria plurianual com o Google Cloud para acelerar sua estratégia de tecnologia digital, com o objetivo de reimaginar o varejo em todo o portfólio de marcas da companhia, que inclui Old Navy, Gap, Banana Republic e Athleta.

“A inteligência artificial está redefinindo o que é possível no varejo, e estamos construindo nosso futuro tecnológico em torno dela”, afirmou Sven Gerjets, diretor de tecnologia (CTO) da Gap Inc. “Acreditamos que essa parceria nos proporciona a expertise e a velocidade necessárias para dar vida à IA em todas as áreas do negócio, capacitando equipes, estimulando a criatividade e atendendo aos clientes de forma mais rápida e personalizada do que nunca.”

A colaboração fornecerá à varejista uma plataforma unificada movida por IA, com tecnologias do Google Cloud como Gemini, Vertex AI e BigQuery. A Gap espera obter diversos benefícios, entre eles:

Inovação em produtos – A empresa utilizará ferramentas de IA do Google para acelerar processos de design, planejamento e precificação, do desenvolvimento ao lançamento dos produtos.

Experiência do cliente e otimização de marketing – A varejista prevê oferecer uma experiência de compra hiperpersonalizada, com recomendações mais inteligentes e interações mais fluidas, impulsionadas por IA. Além da colaboração com o Google Cloud, a Gap já trabalha com o Google Ads, utilizando IA para aprimorar posicionamento de anúncios, otimizar campanhas em múltiplos canais e fortalecer suas capacidades omnichannel.

Empoderamento de funcionários – A companhia também está aplicando a IA do Google na integração entre agentes de IA e colaboradores humanos, buscando aumentar produtividade e tomada de decisão.

“Nossa parceria com a Gap tem como propósito reinventar o varejo com inteligência artificial e ajudá-los a liderar o setor com velocidade, personalização e experiências transformadoras para os clientes”, declarou Thomas Kurian, CEO do Google Cloud. “Hoje, apenas o Google oferece uma pilha de IA completa — do hardware aos modelos, da plataforma aos agentes — capaz de entregar esse nível de transformação.”

Gap amplia uso de robôs em sua operação

Como parte de seus esforços contínuos em inovação digital, a Gap vem expandindo o uso de robôs em sua cadeia de suprimentos. No início de 2025, a empresa passou a utilizar os robôs “Stretch”, da Boston Dynamics, para automatizar o processo de entrada de caixas em seus centros de distribuição no Tennessee, Ohio, Nova York e Califórnia.

Além disso, a varejista já implantou centenas de robôs Kindred Sort em centros de distribuição nos Estados Unidos e desenvolveu um sistema Exotec Skypod para otimizar o processo de separação de produtos devolvidos.

Em 2021, a empresa também adquiriu a Context-Based 4 Casting Ltd. (CB4), plataforma de inteligência artificial e aprendizado de máquina com sedes em Nova York e Tel Aviv, especializada em soluções para o varejo.

Atualmente, conforme dados do trimestre encerrado em 3 de maio de 2025, a Gap Inc. opera aproximadamente 3.500 lojas em mais de 35 países, das quais 2.496 são de operação própria.

Imagem: Divulgação
Informações: Dan Berthiaume para CSA
Tradução livre: Central do Varejo

Continue Reading
Comente aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *