Economia

Gastos em supermercados e restaurantes aumentaram em 2024, aponta estudo Fipe/Alelo

Published

on

Quatro amigos vistos de cima, sentados à mesa em um restaurante e brindando; supermercados e restaurantes

Dados recentes dos Índices de Consumo em Supermercados (ICS) e Índices de Consumo em Restaurantes (ICR), calculados pela Alelo em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), indicam um aumento nas transações realizadas em supermercados e restaurantes através de cartões benefícios em setembro de 2024. Os índices medem as transações feitas com vale-alimentação e vale-refeição, e mostram alta no número e valor das transações em comparação com os períodos de agosto de 2024 e setembro de 2023.

Aumento no consumo em supermercados

No setor de supermercados, houve um incremento de 1% no número de transações e uma elevação de 1,2% no valor total transacionado entre agosto e setembro de 2024. O valor médio por transação variou positivamente em 0,2%. Quando comparado com setembro de 2023, o número de transações aumentou expressivamente em 14,3%, enquanto o valor transacionado subiu 22,8%. Esse aumento reflete também a elevação do valor médio por transação, que registrou um crescimento de 7,4% no período de 12 meses.

No acumulado do ano até setembro, as transações em supermercados cresceram 11,6% em volume e 18,8% em faturamento, com o valor médio por transação avançando 6,5%. Observando o período de 12 meses até setembro, houve um aumento de 11,6% nas transações, 18,3% em faturamento, e um crescimento de 6,0% no valor médio por transação. No contexto de inflação, o IPCA, calculado pelo IBGE, apontou um aumento de 0,6% nos preços de alimentação no domicílio em setembro e um acumulado de 6,3% nos últimos 12 meses.

Alta nas transações em restaurantes

O setor de foodservice também demonstrou crescimento. O Índice de Consumo em Restaurantes (ICR) registrou um aumento de 1,2% no número de transações em setembro em relação a agosto, enquanto o valor total transacionado ficou praticamente estável (-0,2%), com um recuo de 1,5% no valor médio por transação. 

Comparando setembro de 2024 com o mesmo período de 2023, houve um crescimento de 11,6% no número de transações e um aumento de 23,5% no valor das vendas, impulsionado por uma elevação de 10,6% no valor médio por transação.

No acumulado de 2024 até setembro, os restaurantes registraram um aumento de 2,6% no número de transações e uma alta de 12,1% no valor transacionado, enquanto o valor médio por transação subiu 9,2%. 

Observando os últimos 12 meses, o número de transações teve um crescimento mais modesto de 1,2%, com um aumento de 10,1% em faturamento e de 8,7% no valor médio por transação. Segundo o IPCA/IBGE, a inflação dos itens de alimentação fora de domicílio foi de 0,3% em setembro, e o índice acumulado nos últimos 12 meses foi de 4,8%.

Quatro amigos vistos de cima, sentados à mesa em um restaurante e brindando; supermercados e restaurantes

Imagem: Envato

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *