Comportamento

Geração Z ainda prefere compras presenciais

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Slow retail; geração z

Apesar de crescerem em um ambiente digital, os integrantes da Geração Z ainda demonstram uma forte preferência por compras presenciais, de acordo com pesquisa realizada pela plataforma de pagamentos Adyen, que entrevistou mais de 2.000 consumidores nos EUA, abrangendo diferentes gerações.

  • Quase três quartos da Geração Z fazem compras presenciais pelo menos uma vez por semana, e a maioria considera isso uma experiência. Em comparação, pouco mais de um terço dos baby boomers vê as compras presenciais como uma experiência;
  • Consumidores de todas as gerações relatam gastar mais em lojas físicas do que em compras online.

A Geração Z busca aproveitar ao máximo a experiência física de compra, à medida que as fronteiras entre o online e o offline se tornam menos definidas. Segundo a Adyen, os jovens desta geração preferem lojas físicas por descontos exclusivos, pela conveniência de levar os itens na hora e pela proximidade das localizações. Além disso, eles consideram as compras presenciais como uma fonte de diversão.

“Gen Z exige experiências de compra que reflitam sua mentalidade digital: simples, flexíveis e profundamente integradas ao seu cotidiano”, disse Davi Strazza, presidente da Adyen na América do Norte. “Os varejistas que se alinharem a essas expectativas definirão a próxima era do comércio.”

Para que a experiência presencial seja plenamente satisfatória, a Geração Z estabelece padrões claros. Segundo a pesquisa:

  • Três em cada cinco jovens da Geração Z abandonam uma compra se a fila do caixa estiver longa;
  • Mais de um quarto deixa os itens para trás caso sua forma de pagamento preferida não esteja disponível.

A pesquisa também revelou que a Geração Z prefere realizar compras de produtos de beleza e luxo em lojas físicas. Por categoria:

  • 31% da Geração Z prefere comprar produtos de beleza presencialmente;
  • Quando se trata de itens de luxo, a preferência por compras em lojas físicas é quatro vezes maior entre a Geração Z do que entre os baby boomers.

Estratégias de sucesso no varejo de beleza:

Alguns varejistas do setor de beleza têm se destacado ao ajustarem seu foco para a experiência do cliente e a fidelização. A Ulta Beauty, uma varejista amplamente apreciada pelos jovens segundo a pesquisa Taking Stock with Teens da Piper Sandler, reconhece a importância dessa conexão.

Durante o Big Show da NRF no início deste mês, a Ulta destacou que seu programa de fidelidade é essencial para a experiência do cliente. Josh Friedman, vice-presidente de produtos digitais da Ulta Beauty, revelou que 95% das vendas da marca são realizadas através do programa de fidelidade.

Com o objetivo de oferecer uma experiência mais personalizada, a Ulta Beauty anunciou planos de usar os dados do programa de fidelidade para fortalecer o relacionamento de longo prazo com os consumidores. Isso inclui informações sobre como os clientes utilizam os produtos em suas rotinas diárias e recomendações de itens que são frequentemente comprados novamente, ajustados às preferências de cada consumidor.

Imagem: Envato
Informações: Xanayra Marin-Lopez para Retail Dive
Tradução livre: Central do Varejo

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