Comportamento
Geração Z deve reduzir orçamento para presentes de fim de ano

Os consumidores da Geração Z estão cortando gastos para conseguir arcar com as compras de fim de ano, com 33% planejando reduzir as aquisições de roupas, segundo pesquisa divulgada nesta segunda-feira (6) pela PwC.
De acordo com o levantamento, os jovens da Geração Z pretendem diminuir em 30% os gastos com presentes, uma redução bem maior que a dos millennials, que planejam cortar 9%. Mesmo com o ajuste, os millennials ainda devem ser o grupo que mais gasta nas festas, com um orçamento médio de US$ 921, superando os baby boomers (US$ 671), a Geração X (US$ 705) e a própria Geração Z (US$ 586).
A pesquisa também mostra que 61% dos consumidores da Geração Z preferem descobrir novos produtos em lojas físicas, embora 43% recorram às redes sociais em busca de ideias de presentes. Quase 40% afirmam que pretendem visitar lojas neste fim de ano para aproveitar promoções.
Com a retração no consumo, a PwC aponta que essa geração está cada vez mais focada em economizar. Cerca de 80% dos jovens esperam os produtos entrarem em promoção antes de comprar, e apenas 21% costumam pagar o preço cheio. O número de consumidores que buscam cupons de desconto aumentou 14%.
A PwC estima que os gastos gerais da Geração Z nas festas de fim de ano cairão quase um quarto em relação a 2024, uma mudança significativa frente ao ano passado, quando o grupo havia planejado aumentar os gastos em 37% sobre o período anterior. Essa redução pode levar a uma queda de 5% nas vendas totais de fim de ano em comparação com o ano passado, segundo a consultoria.
Outras pesquisas também indicam uma desaceleração nas vendas do varejo neste período. A Bain & Company projeta que as vendas no varejo em novembro e dezembro crescerão 4% em relação ao ano anterior, ultrapassando US$ 975 bilhões, abaixo da média de crescimento dos últimos dez anos, de 5,2%.
Imagem: Envato
Informações: Tatiana Walk-Morris para Retail Dive
Tradução livre: Central do Varejo