Operação

Google é processado por monopólio nos Estados Unidos

Published

on

yelp google

O Yelp, plataforma americana de avaliação de estabelecimentos comerciais, entrou com uma ação antitruste contra o Google, acusando a empresa de abusar de sua posição dominante no mercado para aumentar seus lucros e sufocar a concorrência. A ação foi movida na última quarta-feira (28) no tribunal federal do Distrito Norte da Califórnia, nos Estados Unidos, e alega que a Alphabet, empresa controladora do Google, utiliza seu monopólio na pesquisa geral para controlar os mercados de pesquisa local e publicidade de pesquisa local.

Jeremy Stoppelman, presidente-executivo do Yelp, afirmou que o Google não deveria ser o fornecedor monopolista de resultados de pesquisa geral e, ao mesmo tempo, priorizar seus próprios conteúdos em buscas locais. “Isso é o equivalente a ser o juiz e um competidor no mesmo evento olímpico”, disse Stoppelman.

O processo também alega que o Google, após uma tentativa frustrada de adquirir o Yelp, teria passado anos limitando a capacidade da empresa de atingir consumidores por meio de sua plataforma de busca. O Google, procurado pela imprensa local, não respondeu imediatamente.

Em uma publicação em seu blog, o Yelp afirmou que o caso trata do Google, que descreveu como “o maior guardião de informações existente”, utilizando seu poder para sufocar a concorrência e manter os consumidores dentro de seu próprio ecossistema.

Em resposta, um porta-voz do Google declarou que as alegações da Yelp não são novas, lembrando que queixas semelhantes já foram rejeitadas pela Comissão Federal de Comércio (FTC) dos Estados Unidos e, recentemente, por um juiz no caso movido pelo Departamento de Justiça (DOJ) americano. “O Google defenderá vigorosamente as alegações infundadas da Yelp”, afirmou.

yelp google estados unidos

Imagem: Freepik

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *