Inovação
Google expande ferramenta de provador virtual para calçados

O Google anunciou a expansão de sua ferramenta de provador virtual para permitir que os consumidores experimentem calçados de forma digital.
De acordo com a empresa, o novo recurso utiliza inteligência artificial de última geração para compreender formas e profundidades, possibilitando visualizar como os sapatos ficam nos pés dos usuários. Nas próximas semanas, a tecnologia também será disponibilizada na Austrália, Japão e Canadá.
Com a atualização, os consumidores poderão experimentar virtualmente desde sapatos de salto até tênis esportivos.
Para usar a função, basta tocar em qualquer anúncio de produto no Google, selecionar o botão “experimentar” e enviar uma foto de corpo inteiro. A ferramenta gera então uma imagem mostrando como o calçado ficaria na pessoa.
Segundo o Google, a adição dessa nova categoria de produtos ao provador virtual tem aumentado o engajamento dos consumidores. Usuários que experimentam itens virtualmente tendem a compartilhar suas imagens de teste com mais frequência do que aqueles que apenas visualizam os anúncios tradicionais.
O Google lançou seu provador virtual em 2023, inicialmente com a opção de visualizar blusas e camisetas. No mesmo ano, o recurso foi ampliado para incluir vestidos. Já em 2024, a empresa apresentou o AI Mode, que permite aos consumidores usar suas próprias fotos para experimentar roupas, encontrar melhores preços e receber recomendações personalizadas.
Além de aplicar inteligência artificial ao provador de calçados, o Google também vem utilizando a tecnologia para melhorar a descoberta de produtos. Em 2023, a companhia passou a integrar IA ao Google Shopping, gerando recomendações automáticas, feeds personalizados e dicas de compra.
De acordo com um relatório de tendências de IA da Perfect Corp., provedora de tecnologia de provador virtual, marcas que adotaram a ferramenta viram suas taxas de conversão de vendas mais que dobrar. Quase 40% dos especialistas afirmaram que os provadores virtuais e experimentações digitais são a melhor forma de conectar o varejo físico e o digital.
Imagem: Divulgação
Informações: Tatiana Walk-Morris para Retail Dive
Tradução livre: Central do Varejo