Inovação

Google lança experiência de compra conversacional com IA

Publicado

on

Google

Os consumidores agora podem fazer perguntas de forma conversacional no Google e receber uma variedade de resultados visuais com uma nova ferramenta baseada em inteligência artificial.

O Google está permitindo que usuários nos Estados Unidos utilizem uma nova solução chamada “AI Mode”, que possibilita descrever o que procuram (como se estivessem conversando com um amigo) sem a necessidade de navegar por filtros.

Atualmente disponível para buscas em inglês, o AI Mode apresenta automaticamente um conjunto de opções relevantes para compra. Para refinar ainda mais, os clientes podem digitar o que estão pensando, como “quero mais no comprimento do tornozelo” ao buscar uma calça jeans. Por ser uma experiência multimodal, também é possível iniciar a pesquisa enviando uma imagem ou tirando uma foto.

Cada imagem exibida tem um link, permitindo que os clientes cliquem para obter mais informações sobre os itens de interesse. A partir daí, podem visitar o site do varejista e realizar a compra diretamente.

O recurso se apoia no Google Shopping Graph (um banco de dados em tempo real de produtos, estoques e lojistas com mais de 45 bilhões de listagens) que combina informações de disponibilidade de diversos varejistas, atualizadas a cada duas horas, com os modelos generativos do Google Gemini para exibir os resultados mais relevantes de varejistas de todo o mundo.

O Google vem lançando uma série de ferramentas de IA projetadas para ajudar os consumidores a localizar e adquirir produtos usando linguagem natural e recursos visuais. Em março de 2025, por exemplo, a empresa apresentou o Vision Match, solução que permite descrever qualquer peça de roupa imaginada e usa IA generativa para criar imagens de como ela poderia ser, além de sugerir produtos similares disponíveis para compra.

Em novembro de 2024, a empresa atualizou o Google Lens com nova tecnologia de reconhecimento de imagens por IA, permitindo fotografar um item em uma loja e acessar informações sobre o produto, similares disponíveis em estoque, competitividade de preços e avaliações de consumidores.

A gigante de tecnologia, que começou a conectar o Lens às atividades de compra em 2021, também passou a destacar informações-chave sempre que identifica o produto na foto enviada pelo usuário.

Imagens: Divulgação
Informações: Dan Berthiaume para CSA
Tradução livre: Central do Varejo

Continue Reading
Comente aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *