• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação

Economia

GPA apresenta prejuízo de R$425 milhões no 2º trimestre de 2023
Advertisement

Economia

Ibovespa fecha acima dos 150 mil pontos pela primeira vez

Economia

Mulheres recebem 21% menos que homens em empresas com 100 ou mais funcionários

Economia

Mercado financeiro reduz novamente projeção de inflação

Economia

Delivery impulsiona foodservice em agosto, com 9,6% de alta

Economia Franchising

Cafés especiais no Brasil e o crescimento da Sterna Café

Economia

Prévia da inflação de outubro desacelera e fica em 0,18%

Economia

Mercado reduz projeções de inflação para 2025 e 2026, aponta Boletim Focus

Economia

Brasileiros reduzem gastos, mas mantêm compras em datas comemorativas

Economia

Contratações temporárias sobem 81% antes da Black Friday

Economia

GPA apresenta prejuízo de R$425 milhões no 2º trimestre de 2023

Prejuízo líquido consolidado foi 145% maior do que o correspondente ao mesmo período no ano passado

Publicado

2 anos atrás

on

28 de julho, 2023

Por

Redação

No segundo trimestre, o Grupo GPA registrou um prejuízo líquido atribuído aos controladores de R$425 milhões, uma expansão de 145% em relação ao mesmo período de 2022, segundo informações do Valor Investe. Essa cifra abrange tanto as operações brasileiras quanto as do Grupo Éxito, com sede na Colômbia.

Ao considerar apenas as operações continuadas, o prejuízo líquido consolidado foi de R$330 milhões, representando um aumento anual de 54,6%. Por outro lado, as operações descontinuadas apresentaram um prejuízo de R$96 milhões, revertendo o lucro de R$41 milhões registrado no mesmo trimestre do ano anterior.

O lucro bruto do Grupo GPA alcançou R$1,18 bilhão no segundo trimestre, um crescimento de quase 6% em comparação ao mesmo período do ano anterior, com margem bruta de 24,8%, uma queda de 1,8 ponto percentual na base comparativa.

A receita líquida teve um aumento de 13,5% em relação ao ano anterior, totalizando R$4,7 bilhões, enquanto a receita bruta expandiu 14,7%, chegando a R$5,06 bilhões entre abril e junho. No consolidado do GPA, o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado foi de R$ 257 milhões, apresentando um recuo de 7,4% em comparação ao mesmo trimestre de 2022, e a margem Ebitda ajustada caiu 0,3 ponto percentual, ficando em 5,4%.

O chamado Novo GPA Brasil, que exclui hipermercados, drogarias e postos, teve um crescimento anual de 15% nas vendas, totalizando R$ 5,06 bilhões entre abril e junho, impulsionado pelo desempenho positivo da bandeira Pão de Açúcar, cujas vendas alcançaram R$ 2,3 bilhões no trimestre.

Quanto ao indicador de vendas mesmas lojas consolidado do Novo GPA, houve um aumento de 8,6%, superando o crescimento de 7,5% do primeiro trimestre de 2023 e apresentando melhora pelo quinto trimestre consecutivo, impulsionado principalmente pelas vendas de produtos perecíveis, como frutas, legumes e verduras.

Ao final do trimestre, a dívida líquida consolidada da companhia ficou em R$2,9 bilhões, uma redução significativa em relação aos R$4,5 bilhões registrados no segundo trimestre do ano anterior.

Imagem: Freepik

Relacionados:DestaquesÚltimas Notícias
Próximo

Parceria entre Apex e Shopee leva produtos brasileiros à Ásia

Não perca

Americanas demite 1.404 funcionários e fecha loja no MS

Continue Reading

Você pode gostar

  • brinquedos brinquedos

    E-commerce de brinquedos cresce no Brasil impulsionado por consumidores adultos e sazonalidade digital

  • Ilustração digital com conceito de rede e dados; transformação digital; CDP Ilustração digital com conceito de rede e dados; transformação digital; CDP

    Como lojistas podem transformar dados em lucro real

  • Usaflex lança novo posicionamento de marca

  • Saks Saks

    NRF 2026: Marc Metrick, CEO da Saks Global, revela como a personalização está redefinindo o luxo no varejo

  • e-commerce automotivo; homens; compras online; black friday 2025; parcelamento e-commerce automotivo; homens; compras online; black friday 2025; parcelamento

    Black Friday 2025: como o varejo pode se preparar

  • Amazon Brasil Amazon Brasil

    Amazon processa Perplexity por uso não autorizado de agentes de IA em sua plataforma de e-commerce

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
brinquedos
E-commerce11 horas atrás

E-commerce de brinquedos cresce no Brasil impulsionado por consumidores adultos e sazonalidade digital

Ilustração digital com conceito de rede e dados; transformação digital; CDP
Operação13 horas atrás

Como lojistas podem transformar dados em lucro real

Inovação1 dia atrás

Usaflex lança novo posicionamento de marca

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising2 anos atrás

Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising9 meses atrás

Melhores franquias de 2025: conheça opções de sucesso

Fruki
Vídeos4 semanas atrás

Podcast Central do Varejo #57: Fruki

Inter Store
Vídeos1 mês atrás

Podcast Central do Varejo #56: Inter Store e InPulse

livo
Vídeos1 mês atrás

Podcast Central do Varejo #55: Livo

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
 
Necessário login de 'Candidato' para se candidatar a esta vaga. Clique aqui para sair E tente novamente
 

Faça login na sua conta

  • Esqueceu sua senha? | Inscrever-se

Redefinir senha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Digite o nome de usuário ou e-mail que você usou em seu perfil. Um link de redefinição de senha será enviado a você por e-mail.

Inscreva-se na sua conta

Escolha o seu tipo de conta
  • Candidato Quero descobrir empresas incríveis.
  • Empregador Quero atrair os melhores talentos.
  • Forneça as chaves de API do google captcha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Close
 

Respostas

 

ativação de conta

Before you can login, you must activate your account with the code sent to your email address. If you did not receive this email, please check your junk/spam folder. Click here to resend the activation email. If you entered an incorrect email address, you will need to re-register with the correct email address.