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Grupo Boticário fortalece ecossistema e cresce 19% em 2024

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Grupo Boticário

As vendas totais do Grupo Boticário em 2024 alcançaram R$ 35,7 bilhões, um crescimento de 19% em relação ao ano anterior. O desempenho foi impulsionado pela estratégia de ecossistema de beleza multimarca e multicanal, centralidade no cliente e investimentos em inovação e ampliação da operação fabril e logística. O setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC) tem previsão de crescimento de 7,2% até 2027, segundo a Associação Brasileira da Indústria da Higiene Pessoal (ABIHPEC).

“O resultado de 2024 reflete a trajetória de evolução consistente e crescente do Grupo nos últimos anos. Realizamos movimentos estratégicos com a entrada em novos canais e evolução daqueles que somos referência, com a consolidação das nossas marcas e evoluções importantes no redesenho organizacional. Esses marcos pavimentaram o caminho até aqui e impulsionam o futuro da companhia”, afirmou Fernando Modé, CEO do Grupo Boticário.

“Essa conjunção de fatores combinada à nossa ambição e inquietude nos posiciona como um potente ecossistema de negócios, que permanece atuando em busca da maximização da geração de valor, bem como uma operação eficiente e orientada às necessidades do consumidor”, acrescentou.

A base de clientes ativos e identificados da companhia chegou a 25,7 milhões, um aumento de 7% em relação a 2023. “A consolidação do redesenho organizacional do Grupo Boticário nos trouxe uma nova perspectiva para pensarmos nos nossos clientes de forma, ainda mais, integrada. Hoje, potencializamos esta visão com o lançamento do Beautybox, nosso novo programa de fidelidade, o maior do setor de beleza do país em número de participantes, responsável por unificar os benefícios e vantagens das nossas marcas, a fim de transformar a fidelidade em uma forma de experiência de compra exclusiva”, disse Modé. Inicialmente, o Beautybox unifica os benefícios de O Boticário e de Quem Disse Berenice?.

Os canais de lojas e venda direta cresceram em 2024, consolidando o Grupo como a maior rede omnichannel do Brasil, com mais de 4 mil pontos de Clique e Retire e mais de mil Espaços do Revendedor. Beleza Na Web, maior e-commerce de beleza da América Latina, expandiu sua atuação para o varejo físico com a abertura de seis lojas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná.

A operação B2B do Grupo Boticário atingiu 130 mil pontos de vendas, incluindo farmácias, perfumarias, lojas de departamento e redes alimentares. A TRUSS Professional, adquirida em 2023, expandiu sua atuação no mercado Business to Professional (B2P), alcançando mais de 30 mil salões de beleza no Brasil e investindo em educação profissional para cabeleireiros. Nos últimos dois anos, R$ 35 milhões foram destinados à capacitação e à inauguração da TRUSS Academy em São Paulo (SP), primeira academia global da marca com metodologia própria.

“A estratégia de negócio focada na centralidade no cliente e com presença omnichannel gera valor na perspectiva de crescimento e lucratividade resultando em um crescimento escalável, contínuo e robusto nos últimos anos. Em 2024, direcionamos os nossos esforços para consolidar os caminhos que trilhamos com excelência. Esta solidificação é etapa fundamental para suportar o futuro que desejamos para o nosso negócio”, afirmou o CEO.

Os investimentos em pesquisa e desenvolvimento resultaram na criação de cerca de 5 mil novos produtos e na reformulação de outros 2 mil. Aproximadamente 27% das vendas totais do Grupo em 2024 foram de produtos lançados há menos de um ano. As categorias de maior destaque no período foram Perfumaria, Cabelos e Cuidados Pessoais. Em presenteáveis, O Boticário foi apontado como a marca de beleza mais lembrada pelos brasileiros e a preferida para presentear, de acordo com pesquisa da Kantar Worldpanel.

O Grupo Boticário segue com o projeto de expansão fabril e logística anunciado em 2024. O investimento total de R$ 4,14 bilhões inclui a construção de uma fábrica em Pouso Alegre (MG), ampliação das unidades fabris no Paraná e na Bahia e expansão da operação logística nacional, com a geração de 1,3 mil empregos diretos e indiretos.

Imagem: Divulgação

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