Operação
Grupo H&M planeja investir mais em lojas físicas, incluindo a reforma de 250 lojas globalmente
Este ano, o Grupo H&M planeja abrir cerca de 100 novas lojas e fechar cerca de 160, de acordo com seu relatório anual. Embora isso represente uma redução líquida de 60, as lojas restantes contribuirão positivamente para as vendas. Até agora, em 2024, 31 lojas foram fechadas.
Em 2023, a empresa abriu 101 novas lojas e fechou 197 lojas, encerrando o ano com 4.369 em todo o mundo, entre todas as suas marcas. No futuro, haverá menos fechamentos enquanto as novas aberturas continuarão, segundo o relatório. Este ano, a H&M também remodelará cerca de 250 lojas, incluindo em Nova York, Londres, Berlim e Estocolmo, de acordo com outro relatório sobre os resultados do primeiro trimestre da empresa.
Há quatro anos, o Grupo H&M reduziu o que havia sido uma expansão global de sua rede de lojas e começou a enfatizar o e-commerce. Em 2020, isso significou o fechamento de cerca de 170 lojas, e em 2021 outras 250; na época, sua presença ultrapassava 5.000 locais.
Em seu relatório de final de ano, a ex-CEO da empresa de fast fashion, Helena Helmersson, disse que as lojas físicas oferecem aos clientes a oportunidade de “experimentar roupas e serem inspirados”. Helmersson renunciou inesperadamente no novo ano após quatro anos no comando, sendo substituída pelo ex-chefe de marca da H&M, Daniel Ervér.
“As lojas físicas continuam sendo incrivelmente importantes e em 2024 estamos intensificando o ritmo de investimento nas lojas existentes para elevar ainda mais a experiência de compra”, disse Helmersson. “Estamos garantindo que temos a loja certa com o formato certo no lugar certo. Nossas lojas, que estão em locais privilegiados, são um grande ativo onde encontramos nossos clientes todos os dias.”
As lojas da empresa também promovem a sustentabilidade e funcionam como centros de atendimento para entrega, retirada e devoluções. Todas utilizam tecnologia RFID, fornecendo “informações precisas sobre disponibilidade e opções de tamanho”. Algumas oferecem serviços de reparo aos clientes. As lojas são construídas, mobiliadas e operadas com sustentabilidade em mente, com 91% equipadas com iluminação LED, disse a empresa.
A maioria das novas lojas estará localizada em mercados em crescimento, enquanto a maioria dos fechamentos afetará mercados estabelecidos, disse a empresa. A marca H&M planeja abrir sua primeira loja no Brasil em 2025.
Por marca, a H&M opera 3.872 lojas em 77 mercados, com presença online em 60 mercados; a COS tem 245 lojas em 47 mercados; & Other Stories tem 72 lojas em 25 mercados; a Weekday tem lojas em 14 países; a marca Monki tem 64 lojas conceituais em 15 mercados; e a Arket tem 30 lojas em 14 mercados.
Em 2020, a empresa lançou uma marca baseada em associação chamada Singular Society, que tem uma loja principal em Estocolmo, segundo o relatório. Mais de 170 lojas do Grupo H&M na Rússia foram fechadas permanentemente. Dois anos atrás, a empresa fechou temporariamente suas lojas na Ucrânia, mas conseguiu reabrir gradualmente a maioria, segundo o relatório.
Nesta semana, o Grupo H&M também relatou que as vendas do primeiro trimestre caíram 2,2%, para 53,7 bilhões de coroas suecas (US$ 5 bilhões no momento da publicação). O lucro bruto subiu 7%, atingindo margem bruta de 51,5%.
Imagem: Reprodução / Daphne Howland – Retail Dive
Daphne Howland para Retail Dive
Tradução por Central do Varejo