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Grupo Prada adquire Versace e planeja “escrever uma nova página” na história da famosa marca de luxo

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A Capri Holdings vendeu a marca Versace para o Grupo Prada por €1,25 bilhão (US$ 1,375 bilhão) em dinheiro, sujeito a certos ajustes. A transação — que já foi aprovada pelos conselhos de administração de ambas as empresas — deve ser concluída na segunda metade de 2025, sujeita às condições habituais de fechamento, incluindo aprovações regulatórias.

Capri e Tapestry se reorganizam após fusão fracassada

Desde que cancelou sua fusão planejada com a também americana Tapestry em novembro de 2024, após resistência dos órgãos reguladores, a Capri tem enfrentado dificuldades. A empresa registrou quedas de dois dígitos durante o último período de festas em suas principais marcas, Versace e Michael Kors. A Capri pretende utilizar os recursos da venda da Versace para fortalecer seu balanço patrimonial e investir no crescimento da Michael Kors.

“Essa transação reflete nosso compromisso em aumentar o valor para os acionistas, fortalecer nosso balanço e impulsionar o crescimento futuro da Michael Kors e da Jimmy Choo”, disse John Idol, presidente e CEO da Capri, em comunicado.

A Tapestry também buscou simplificar seu portfólio de marcas após o fracasso da fusão com a Capri, vendendo a marca Stuart Weitzman para a Caleres.

Prada se prepara para relançar a Versace com novo diretor criativo no comando

Desde que foi adquirida pela Capri em 2018, a Versace tem enfrentado dificuldades para acompanhar outras marcas de luxo com herança histórica. Mas Patrizio Bertelli, presidente e diretor executivo do Grupo Prada, afirmou em comunicado que a empresa pretende “escrever uma nova página na história da Versace”. Após a aquisição, a Versace operará como uma entidade separada dentro do Grupo Prada, mantendo “seu DNA criativo e autenticidade cultural”, ao mesmo tempo em que se beneficia da plataforma consolidada do grupo em capacidades industriais, execução no varejo e expertise operacional.

Descrevendo a marca como o “epítome do luxo italiano”, o Grupo Prada contratou um financiamento adicional de €250 milhões (aproximadamente US$ 278,5 milhões) para relançar a Versace, segundo o Business of Fashion. No mês passado, Donatella Versace deixou o comando criativo da empresa que ajudou a construir ao longo de quase 30 anos. Ela foi substituída por Dario Vitale, ex-diretor de design da Miu Miu, marca que também pertence ao Grupo Prada.

“A aquisição da Versace marca mais um passo na jornada evolutiva do nosso grupo, adicionando uma nova dimensão, diferente e complementar”, declarou Andrea Guerra, CEO do Grupo Prada. “A infraestrutura do grupo é sólida, verticalizamos a organização das marcas e reforçamos nossas rotinas e processos. Sentimo-nos prontos para abrir esse novo capítulo. A Versace tem um enorme potencial. A jornada será longa e exigirá execução disciplinada e paciência. A evolução de uma marca sempre demanda tempo e foco constante. Apesar das incertezas do setor, olhamos para o futuro com confiança, focados em uma visão estratégica de longo prazo.”

Imagem: Divulgação
Informações: Nicole Silberstein para Retail TouchPoints
Tradução livre: Central do Varejo

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