Inovação

IA agêntica causa interesse e preocupação em empresas americanas

Publicado

on

investimentos em IA; Zendesk; IA agêntica

Uma pesquisa recente realizada com mais de 250 executivos de TI de empresas norte-americanas com receita anual superior a US$ 1 bilhão, conduzida pela fornecedora de plataformas de automação UiPath, revelou que 93% dos entrevistados estão extremamente ou muito interessados em IA agêntica (agentic AI). Essa tecnologia vai além das capacidades prescritivas da IA generativa, otimizando ainda mais os fluxos de trabalho empresariais ao analisar grandes volumes de dados em quase tempo real e tomar decisões automaticamente com base nos resultados.

Os resultados do relatório Preparing for the Agentic Era indicam que 9 em cada 10 entrevistados afirmam ter processos de negócios que poderiam ser aprimorados com a IA agêntica, e 37% dizem já estar utilizando esse modelo avançado de inteligência artificial.

Os principais benefícios percebidos da IA agêntica, segundo os entrevistados, incluem: melhoria na supervisão dos fluxos de trabalho (58%), maior integração entre aplicações (53%) e automação de fluxos de trabalho complexos (52%).

Mais de 80% (84%) dos executivos relataram sentir uma pressão moderada, forte ou extrema para implementar tecnologias de IA de nova geração — como a IA agêntica — em suas organizações.

No entanto, também foram citadas preocupações, como problemas de segurança da informação (56%), custo de implementação (37%) e dificuldades de integração com sistemas existentes (35%).

Quase 90% (87%) dos entrevistados consideram que a interoperabilidade entre diferentes tecnologias de IA é essencial ou muito importante para suas organizações. Ainda assim, a maioria não relatou enfrentar grandes desafios com essa integração.

Cerca de 68% afirmaram que integrar a IA à infraestrutura de TI existente é extremamente (18%), muito (31%) ou razoavelmente (19%) fácil. Todos os entrevistados consideram que escalar a IA é essencial (40%), muito importante (47%) ou importante (16%) para suas organizações.

Quando perguntados sobre quais capacidades são críticas para implementar com sucesso fluxos de trabalho baseados em IA agêntica, o item mais citado foi “garantir segurança e privacidade”, seguido de “assegurar conformidade ética e regulatória” e “integração perfeita com sistemas existentes”. Também surgiram preocupações com a capacitação de funcionários para lidar com a IA agêntica (4º lugar), demonstração de retorno sobre investimento – ROI (5º) e obtenção de apoio da alta liderança (6º).

Outros destaques

Para medir o sucesso das implementações de IA, os executivos priorizam métricas como: melhorias na eficiência dos processos (67%), redução de custos (63%) e ROI (59%).

Quase todos os entrevistados (92%) disseram ser totalmente ou muito provável que suas organizações aumentem os investimentos em IA ou tecnologias relacionadas nos próximos 12 meses.

A automação de processos de TI foi classificada como o principal investimento tecnológico para 2025 por 73% dos participantes.

Imagem: Envato
Informações: Dan Berthiaume para CSA
Tradução livre: Central do Varejo

Continue Reading
Comente aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *