Economia
Índia lidera o Índice Global de Desenvolvimento do Varejo de 2023
Arábia Saudita, China, Cazaquistão, Malásia e Indonésia também chegaram ao Top 10
A Índia é o principal mercado varejista e continua a atrair investidores e operadores globais, ocupando o primeiro lugar entre 44 mercados no Índice Global de Desenvolvimento de Varejo de 2023 da Kearney, com uma pontuação final de 66,4 de 100.
Em um relatório, a Kearney afirmou que a Índia é um “mercado moderno em expansão dinâmica” que possui uma demanda crescente por marcas internacionais e produtos premium, especialmente em áreas urbanas e alguns mercados de nível 1 e 4. “Mas, olhando por outra perspectiva, o país – especialmente em termos de varejo alimentar – ainda parece um mercado tradicional dominado literalmente por milhões de pequenos comerciantes vendendo para um grande segmento de consumidores focados em marcas de valor e preço”, disse a Kearney.
Apesar da alta urbanização em grandes cidades e mercados de nível 1, a Kearney observou que os mercados de nível 2, 3 e 4 também poderiam se tornar “arenas significativas de crescimento” para varejistas, citando o crescimento econômico, especialmente em mercados menores de nível 3 e 4.
A Kearney disse que os mercados são avaliados quanto à sua atratividade para os varejistas com base em sua saúde econômica e estabilidade, políticas governamentais, atividade competitiva, penetração do comércio moderno, comportamentos do consumidor e considerações demográficas, sociais e culturais.
O Brasil ficou em 15º lugar no ranking, 23 posições acima do último estudo, com uma pontuação final de 51.3. Nenhum país da América do Sul ficou no top 10, mas o Paraguai alcançou a 11ª colocação.
Voltando aos mercados asiáticos, outros países que figuraram na lista foram Arábia Saudita (3º), China (4º), Cazaquistão (7º), Malásia (8º), Indonésia (10º), Bangladesh (13º), Irã (26º), Paquistão (32º), Vietnã (34º), Nepal (35º), Filipinas (41º), Camboja (42º) e Tailândia (44º).
Com informações da Retail Asia
Imagem: Envato