InsightZ

InsightZ #32- Por que experiências valem mais que produtos?

Publicado

on

experiências

Comprar ou vivenciar? Para a Gen Z, não existe dúvida. Essa geração já representa mais de 30% da população mundial e está redefinindo o mercado ao trocar o tradicional consumo de bens materiais por experiências marcantes.

Dados rápidos:

  • 72% dos jovens da Gen Z preferem gastar dinheiro em experiências (viagens, festivais, gastronomia) ao invés de objetos, segundo estudo da Eventbrite.
  • Pesquisa da Deloitte mostra que 67% dos jovens consideram que experiências trazem felicidade duradoura, contra apenas 33% que dizem o mesmo sobre bens materiais.

Por que experiências são tão importantes?

  • Compartilháveis: Experiências viram conteúdo social autêntico que reforça conexões pessoais.
  • Autênticas e pessoais: Valorizam vivências únicas que fortalecem a identidade pessoal.
  • Memoráveis e transformadoras: Deixam marcas positivas e duradouras na vida dos jovens.

Como sua marca pode capturar essa tendência?

  • Eventos presenciais marcantes: Crie festivais, encontros e ativações que gerem boas memórias.
  • Espaços instagramáveis: Ofereça cenários exclusivos e convidativos para compartilhamento social.
  • Personalização máxima: Torne cada interação única e alinhada aos valores pessoais do cliente.

Quem já entendeu o recado?

  • Airbnb: Transformou hospedagens em “experiências locais” com hosts que proporcionam vivências únicas.
  • Spotify: Cria eventos exclusivos que conectam fãs e artistas em momentos memoráveis.

Conclusão prática e direta

Marcas que investem em experiências alinhadas à autenticidade, exclusividade e compartilhamento social conquistam não apenas o bolso da Gen Z, mas principalmente seu coração e fidelidade.

Qual a sua opinião?

Leia também: InsightZ #31- De-influencing


Esse conteúdo é parte da Newsletter InsightZ. Clique no botão abaixo para se inscrever: 

A InsightZ é uma newsletter semanal que nasceu das conversas entre Enzo Aliberti e Ivan Almeida, dois apaixonados por Marketing e nativos da Gen Z. Agora, a InsightZ, que faz parte do Hub Palm Content, é parceira da Central do Varejo e vai trazer conteúdo relevante para te ajudar a desvendar as estratégias que empresários e gestores utilizam para engajar e reter a Geração Z.

Continue Reading
Comente aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *