Operação
Instagram é o principal meio de divulgação utilizado pelas PMEs digitais
Já para atendimento ao cliente, o WhatsApp é o preferido dos empreendedores do varejo online
De acordo com estudo um NuvemCommerce 2024, realizado pela Nuvemshop, em 2023, 59,5% das pequenas e médias empresas online utilizaram o Instagram como o principal meio de criação de conteúdo digital para divulgação de sua loja virtual; seguido por WhatsApp (39%), Facebook (38%) e TikTok (22%).
Para Marcela Orlandi, gerente de sucesso do cliente da Nuvemshop, estar inserido no mundo digital através das redes sociais é um dos pontos principais na hora de converter vendas. “A proximidade com os clientes deve ser uma das prioridades do empreendedor, e na maioria dos casos, o primeiro contato se dá através das redes sociais. Manter um padrão de comunicação com características próprias e com a sua identidade visual impacta o público de uma forma única, o que gera interesse, identificação e consequentemente engajamento para as vendas”, afirma Marcela.
Em relação ao atendimento ao cliente, WhatsApp é a opção mais utilizada pelos empreendedores (59%), seguido pelo Instagram (50%) e Facebook (24%). “A manutenção do contato após o primeiro impacto nas redes sociais é extremamente relevante para a fidelização do cliente, assim como a rapidez na resolução das dúvidas e problemas ao atender o consumidor. A jornada de compra do consumidor deve ser entendida e ativada pelo lojista em todos os pontos de contato, bem como inserida em seu planejamento estratégico”, completa Marcela.
Já sobre canais de venda, aproximadamente 87% dos empreendedores utilizaram as redes sociais para comercializar seus produtos, além de sua própria loja online. WhatsApp/Telegram (44%), Instagram Shopping (37%) e Loja do Facebook (22%) estão entre os principais meios utilizados.
Outro ponto mostrado pela pesquisa é sobre campanhas de anúncios pagas, estratégia utilizada por metade dos empreendedores entrevistados, na qual a maioria (60%) utilizou o Instagram Ads e o Facebook Ads. Menos de R$ 300 foi o valor investido por 34%; enquanto outros 13% investiram entre R$ 300 e R$ 1000; e 6,5% entre R$ 1000 e R$ 5000.
Imagem: Unsplash