Comportamento

Interesse por consumo consciente cresce em Singapura

Publicado

on

consumo consciente

Há um interesse crescente por ideias relacionadas à economia e ao consumo consciente na região da Ásia-Pacífico (APAC), com Singapura registrando um aumento de 33% na retomada das compras e do estilo vintage.

De acordo com o mais recente Relatório de Tendências do Pinterest, essa tendência na cidade-estado e em toda a região reflete um “apetite crescente por achados únicos e de segunda mão”.

Em outras partes da APAC, as buscas na Índia aumentaram 127% em comparação com o ano anterior, enquanto o Japão registrou um crescimento de 55% e a Coreia do Sul, de 31%.

“Esses quatro mercados juntos apresentaram um aumento significativo ano a ano em buscas relacionadas ao consumo consciente, como ‘thrift flips’ (transformações de itens de brechó), que cresceram 486%, e ‘thrift finds’ (achados de brechó), com alta de 93%. Termos relacionados ao estilo vintage também apresentaram crescimento consolidado, como ‘dreamy aesthetic vintage’ (estética vintage dos sonhos), que subiu 580%, ‘vintage style outfits’ (looks com estilo vintage), com aumento de 109%, e ‘retro vintage outfits’ (roupas vintage retrô), que dobraram”, afirmou o Pinterest.

Essa tendência está sendo impulsionada pela Geração Z, cujas buscas por “achados de brechó dos sonhos” na plataforma aumentaram 550%, enquanto o termo “estética vintage para o outono” disparou 1.074%. Além da moda, essa geração também busca termos como “cozinha de brechó” (alta de 1.012%) e “decoração de brechó” (aumento de 283%).

“O que estamos vendo na APAC vai além de uma tendência de moda, é uma mudança de mentalidade”, disse Ayumi Nakajima, diretora sênior de parcerias de conteúdo para a APAC no Pinterest. “A Geração Z está adotando o consumo consciente não apenas pelo potencial estético, mas também por sua criatividade, sustentabilidade e individualidade.”

A análise aponta que o ressurgimento do consumo consciente representa uma oportunidade estratégica, criativa e comercial para os varejistas de moda nos próximos meses. As marcas podem aproveitar esse movimento ao oferecer coleções inspiradas no estilo vintage, promover ideias de reaproveitamento (upcycling) ou lançar programas de revenda e doação que ajudem os consumidores a dar uma nova vida a itens usados, acrescentou o relatório.

Imagem: Pexels
Informações: Retail Asia
Tradução livre: Central do Varejo

Continue Reading
Comente aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *